EDM: a reabilitação mineira ao serviço do ambiente

EDM: a reabilitação mineira ao serviço do ambiente

Categoria Advisor, Empresas

Criada em 1966, a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SA, é uma empresa pública, “que é responsável na recuperação e reabilitação de antigas explorações mineiras degradadas”. A propósito da Green Business Week, que decorreu de 15 a 17 de março, no Centro de Congressos de Lisboa, Paulo Pacheco, Técnico Ambiental da empresa, em declarações à Ambiente Magazine, explicou um pouco melhor em que consiste o trabalho da EDM.

Atualmente com sete projetos em curso, a EDM tem feito um trabalho de reabilitação do passivo mineiro em Portugal “com o objetivo de devolver as áreas às populações”, refere. “Na parte ambiental tem mais a ver com a resolução dos problemas deixados pelas antigas explorações, como poços, contaminantes, poeiras, águas e solos”.

“Nós temos diversos passivos e o nosso objetivo é que estas explorações deixem de representar um perigo para a saúde e para segurança das pessoas e transformar as áreas numa mais valia que possa ser reaproveitada pelas autarquias locais”, acrescenta o responsável.

Atualmente, a EDM está a intervencionar nas áreas mineiras de Castelejo, Formiga, Vale de Videira, Vales, Póvoa de Cervães, São Domingos (Fase 1), Urgeiriça e Prado Velho.

Ricardo Gonçalves