As candidaturas para a 2.ª edição do Hope Fund já estão abertas. Este programa de financiamento e incubação é destinado a empreendedores sociais com projetos focados numa transição energética justa. O financiamento poderá atingir 1,5 milhões de euros, e as organizações interessadas podem candidatar-se até ao dia 30 de março.
Este projeto da EDP quer financiar soluções inovadores que abordem questões sociais no contexto da transição energética e que sejam implementadas em Portugal, Espanha e nos países da América Latina. Nesta edição, os finalistas terão a oportunidade de receber, cada um, até 500 mil euros em financiamento.
O programa inclui fases de incubação, aceleração e apoio financeiro a empreendedores sociais, ajudando-os na melhoria e no crescimento das suas soluções inovadoras. A mentoria é também uma fase deste programa, contando com o apoio de mentores especializados que irão trabalhar com alguns dos candidatos para ajudá-los a avançar com os seus projetos. Os projetos serão avaliados e escolhidos com base na sua inovação, impacto, escalabilidade e sustentabilidade
“Na EDP, estamos comprometidos com uma transição energética justa e com o apoio a projetos que gerem um impacto positivo nas comunidades. A 2ª edição do Hope Fund reflete esse compromisso, ao promover soluções inovadoras alinhadas com a nossa missão. O sucesso da primeira edição, onde estamos a apoiar iniciativas como a distribuição de fogões elétricos para reduzir o uso de biomassa e a criação de oportunidades profissionais no setor das energias renováveis para jovens em risco de exclusão social, reforça a importância de programas como este no avanço da transição energética”, comentou Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP.
Os candidatos devem apresentar uma solução que aborde um ou mais dos seguintes temas: fornecer eficiência energética e acesso a energia limpa, fiável, segura e acessível a comunidades carenciadas e/ou pessoas desfavorecidas; promover a formação e requalificação para as indústrias de transição energética com modelos de propinas acessíveis; e fomentar a preservação e restauração de florestas e biodiversidade, gerando um impacto social positivo, especialmente em áreas carenciadas.
Para este programa, a EDP conta novamente com os parceiros Ashoka, uma organização global que se especializa em identificar e apoiar empreendedores sociais, e a Bridge for Billions, uma plataforma online que fornece ferramentas, recursos e mentoria para empreendedores nas fases iniciais de crescimento.