EDP Renováveis e China Three Gorges desenvolvem parque eólico na costa da Escócia

EDP Renováveis e China Three Gorges desenvolvem parque eólico na costa da Escócia

A China Three Gorges (CTG) é o novo parceiro de negócio da EDP Renováveis para o projecto eólico ‘offshore’ (em mar) que tem actualmente em curso no Mar do Norte, na costa da Escócia. Ativos, cujo desenvolvimento, implicarão um esforço financeiro na ordem dos 2,2 mil milhões de euros.

Numa nota enviada hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP Renováveis dá conta do Acordo de Cooperação e Investimento entre a sua subsidiária no Reino Unido e a China Three Gorges Europe, que poderá também atrair outros potenciais investidores. “Segundo o acordo, a China Three Gorges EU pretende adquirir até 30% da participação accionista e suprimentos detidos directa ou indirectamente pela EDP Renováveis UK no Moray Offshore Renewable Limited, a fim de participar no investimento, desenvolvimento e operação do projecto eólico offshore Moray”, lê-se na nota.

A transacção está prevista ocorrer em duas fases, com a China Three Gorges a investir entre 10% a 20% após o anúncio de um novo leilão para a atribuição de um ‘Contract for Differences’ (CFD), um acordo que prevê que as diferenças face ao contratado sejam pagas em dinheiro, e um investimento adicional de até 10% sujeito à atribuição, com sucesso, desse CFD pelo Moray Offshore Renewable Limited. A conclusão da transacção está sujeita a aprovações regulatórias e de terceiros, e outras condições precedentes.

A EDP Renováveis lembra que em janeiro de 2010 foi atribuído ao Moray Offshore Renewable Limited, no âmbito do programa de atribuição de licenças para o desenvolvimento de parques eólicos offshore no Reino Unido conduzido pelo “The Crown Estate”, o direito de desenvolver energia eólica offshore. Em março de 2014, foi-lhe concedida autorização, pelo governo escocês, para o desenvolvimento de até 1,116 megawatts de energia eólica offshore (fora da costa).

A China Three Gorges é o maior acionista da EDP.