EDP testa tecnologia inovadora para futuras redes inteligentes

A EDP está a testar uma solução inovadora, desenvolvida pela startup tecnológica IONATE, que aumenta a visibilidade dos dados e o controlo em tempo real do fluxo de energia nas redes elétricas, condições essenciais para apoiar a transformação do setor e acelerar a transição energética.

Em comunicado, a EDP explica que o “Transformador Inteligente Híbrido (Hybrid Intelligent Transformer – HIT)” da IONATE substitui o transformador passivo por um modelo de controlo em tempo real, regula a tensão e a potência reativa com uma precisão ao nível dos milissegundos, utilizando a força magnética de um modo inovador. Isto estabiliza os fluxos de energia e dá ao operador da rede uma eficiente ferramenta de intervenção ativa. Com as suas novas capacidades, “o HIT aumenta a tolerância da rede para as energias renováveis e a quantidade de energia que pode transportar, enquanto minimiza a energia desperdiçada no caminho”. E, em última análise, “tornará gradualmente a rede num flexível e inteligente, otimizando os fluxos de energia em todo o sistema”, lê-se no comunicado.

Este projeto arrancou este verão com um estudo de design e continuará com testes com a Labelec, antes da implantação em direto de HIT com a E-REDES em Portugal e Espanha, e também no mercado brasileiro com a EDP. Para além da fase inicial de testes, está previsto que os HIT da IONATE permaneçam na rede como ativos permanentes e ajudem na sua transição ao longo dos próximos anos.

A EDP relembra que a inovação é um dos valores fundamentais da organização e, consequentemente, a estratégia definida para criar “um amanhã melhor e mais sustentável”. A empresa está, por isso, empenhada em procurar novas ideias e desenvolver soluções diferenciadoras que reflitam, simultaneamente, o seu carácter inovador e arrojado.

Esta colaboração com a startup de origem britânica nasceu na sequência da participação da IONATE em dois importantes programas de inovação: o Free Electrons, o maior programa mundial de inovação no setor da energia, co-liderado pela EDP, e o Energy Starter, o programa de inovação colaborativa da EDP, lançado com o objetivo de atrair as startups e scaleups mais inovadoras e disruptivas, capazes de impulsionar a transição energética à escala global.

“Em resposta ao imperativo de acelerar a transição energética, a EDP está ativamente envolvida em projetos transformadores”, explica Luís Manuel, administrador executivo da EDP Inovação, destacando que “através da colaboração com esta startup com visão de futuro, a EDP está na linha da frente do pioneirismo de uma solução que reforça as redes elétricas”.

Já o fundador e CEO da IONATE, Matthew Williams, afirma que “a EDP é uma empresa global que molda o sector da energia. A sua aposta na inovação em fase inicial mostra a urgência com que a rede precisa de novas tecnologias para concretizar o nosso futuro sustentável. E a sua confiança na IONATE é o melhor feedback que podemos obter de que estamos no caminho certo para fornecer uma solução chave para a transição energética”.