Efacec dá mais um passo na aposta da mobilidade elétrica com novas soluções para o mercado

Efacec dá mais um passo na aposta da mobilidade elétrica com novas soluções para o mercado

Categoria Advisor, Empresas

No evento “To The Future, Fast”, realizado esta quinta-feira, a Efacec apresentou ao mercado nacional e internacional as novas soluções de mobilidade elétrica com a criação de produtos mais sustentáveis e preparados para a digitalização e a indústria 4.0.

As novas soluções da empresa de Mobilidade Elétrica assentam no conceito de Modularidade (Modular Systems), patenteado e aplicado pela Efacec, pela primeira vez, em dezembro de 2020, num produto da área de Transformadores, o Transformador Core 40 MVA.

Incremento da funcionalidade do produto com a conectividade digital, ganhos ambientais ao oferecer mais soluções de carregamento elétrico, com menor footprint volumétrico, focando na fiabilidade, durabilidade e alta performance reconhecidas, são apenas algumas das mais-valias, para os clientes e utilizadores finais, das novas soluções apresentadas, assegura a empresa em comunicado.

No segmento de carga em corrente alternada para qualquer utilizador, público, privado ou frotas, a Efacec criou a nova geração do “Public Charger” que disponibiliza soluções robustas e fiáveis, mais compactas, competitivas e customizáveis. A empresa ampliou ainda a linha HV350, uma solução para o segmento de carregadores ultrarrápidos de alta potência, 350 kW, capazes de carregar todos os veículos elétricos, e que oferece agora soluções de carregamento até 500 amperes contínuos.  Já no segmento de carregadores rápidos, foi apresentado o novo QC120. Esta nova plataforma da gama QC permite um “upgrade progressivo de potência de 60 kW a 120 kW e tensões de 920 Vcc”, bem como “o carregamento simultâneo”, que permite carregar três veículos elétricos ao mesmo tempo, lê-se no comunicado.

A equipa de investigação e desenvolvimento da Efacec desenvolveu também uma nova ferramenta digital de gestão de carregadores e de redes de carregamento – EV Core – Charging Point Management System. Com esta solução, o cliente pode gerir toda a sua rede de carregamento de veículos elétricos, sendo a plataforma escalável, para garantir a sua compatibilidade com produtos futuros e construída em função das necessidades de informação do cliente. Todos as novas soluções de carregamento permitem a integração com o Load Management System (LMS) da Efacec, uma ferramenta que permite gerir as três potências das estações no local da instalação, a gestão dinâmica com “smart meters”, bem como a integração com CPMS / OCPP e HMI web based. Entre os destinatários destes produtos estão utilities, nacionais e internacionais, gestores de frota, gestores de redes de carregamento, públicos e privados.

Na abertura da apresentação, Ângelo Ramalho, presidente do Conselho de Administração e CEO da Efacec, anunciou a extensão da plataforma QC com soluções até 180kW ainda no primeiro semestre de 2021. Também a nova plataforma EVCore receberá novas funcionalidades em 2021, passando a incorporar acessos para manutenção e gestão de ativos. A nova geração de carregadores ultra-rápidos da gama HV, será lançada no primeiro semestre de 2022,.

O evento contou com a participação de António Félix da Costa, o piloto da DS Techeetah campeão do Mundo de Fórmula E, que analisou a evolução da aplicação da mobilidade elétrica na competição automóvel e a importância da criação de soluções mais sustentáveis que acelerem a mudança de paradigma do combustível ao elétrico