EIC – um organismo de certificação abrangente

EIC – um organismo de certificação abrangente

Por Engª Aline Cortez, administradora da EIC

A EIC é uma sociedade anónima que resulta da junção de entidades reconhecidas como centros de conhecimento nos setores em que se inserem e de pessoas individuais com larga experiência na atividade de certificação em Portugal e na Europa.

Constituída em 2000, desde logo apresentou uma elevada aceitação no mercado nacional pela postura de uma gestão de proximidade e de uma forte parceria com os seus clientes, sempre com elevada competência técnica, boa capacidade de resposta e sentido de oportunidade, sem esquecer o rigor e credibilidade que a atividade de certificação exige.

Posicionando-se como um organismo de certificação abrangente, oferece serviços de certificação em sistemas de gestão, produtos e serviços.

Atualmente, está presente na Europa em Itália e Espanha e, nos países africanos de expressão portuguesa, em Angola, Cabo Verde e Moçambique; tem certificados emitidos também em França, Marrocos e Argélia, numa perspetiva de apoiar os seus clientes naqueles mercados.

Decorrente da acreditação do IPAC e do consequente reconhecimento do IAF, os certificados que emite são reconhecidos a nível mundial

O cuidado com a avaliação e preparação das auditorias, competência técnica, boa capacidade de resposta e sentido de oportunidade, faz com que a escolha da EIC como parceiro na certificação de sistemas de gestão seja uma mais-valia para os nossos clientes.

De acordo com o ISO Survey anual, a ISO 14001, norma que fornece os requisitos para sistemas de gestão ambiental, tem vindo a manter a sua relevância mundial para as organizações que desejam operar de forma ambientalmente sustentável.

Até ao final de Dezembro de 2016, foram emitidos 346 189 certificados, o que representa um crescimento de 8% (+ 23 887) face ao ano de 2015.

A China e o Japão, com 189 505 certificados, são há mais de uma década os países com maior número de certificações, seguidos pela Europa com 120 595.

Em Portugal, o número de certificações ISO 14001 apresentou um crescimento de 16 % (+ 204), em relação ao ano de 2015.

A EIC tem acompanhado esta tendência com um aumento médio de 12 % nos últimos cinco anos.

Este crescimento demonstra uma maior preocupação das organizações em implementar medidas de proteção ambiental, não só para reduzir os gastos globais mas também para responder às exigências dos clientes e das demais partes interessadas.

A principal vantagem referida pelos nossos clientes é a melhoria do cumprimento dos requisitos ambientais, melhoria do desempenho ambiental e melhoria do comprometimento da gestão e do envolvimento das partes interessadas.

Este artigo foi publicado na Edição 77 da Ambiente Magazine.