Eis os novos secretários de Estado do Ambiente

Eis os novos secretários de Estado do Ambiente

António Costa apresentou hoje uma equipa com 22 novos secretários de Estado, em relação ao Governo anterior, divididos pelas mais diversas Pastas, conforme avançado pela Lusa. Eis as “mudanças” no Ambiente:

Inês dos Santos Costa é a nova secretária de Estado do Ambiente

No Ministério do Ambiente e da Ação Climática, João Ataíde deixa o cargo de secretário de Estado do Ambiente — que ocupou desde abril, com a polémica saída de Carlos Martins que nomeou o primo Armindo Alves para adjunto do gabinete — que será agora ocupado pela antiga adjunta do Ministério, Inês dos Santos Costa.

Biografia

Inês dos Santos Costa é licenciada em Engenharia do Ambiente, mestre em Engenharia e Gestão de Tecnologia e doutorada em Engenharia do Ambiente-Ecologia Industrial, pelo Instituto Superior Técnico (IST).

Entre 2003 e 2010, foi investigadora do IN+ Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, nas áreas de sustentabilidade empresarial em indústrias tradicionais, políticas e ferramentas para o desenvolvimento de simbioses industriais, tendo participado em vários projetos de investigação relacionados.

Desde 2010, é consultora sénior e gestora de projetos na empresa 3DRIVERS, estando responsável pela área de análise estratégica empresarial e de políticas públicas, relacionados com o uso eficiente de recursos materiais e energéticos, com ênfase na promoção de redes de simbiose industrial e eco parques industriais.

Entre 2016 e 2018, foi adjunta no gabinete do ministro do Ambiente. É ainda membro da International Sustainable Development Research Society (ISDRS) e da International Society for Industrial Ecology (ISIE) e colaborou com o Observatório Europeu de Eco Inovação.

Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade

Muda também o secretário de Estado da Mobilidade, que passa a ser Eduardo Nuno Rodrigues e Pinheiro substituindo José Mendes que transita para secretário de Estado do Planeamento.

Maria do Céu Albuquerque, ministra da Agricultura 

Luís Capoulas Santos deixa o Ministério da Agricultura que passa a ser “presidido” por Maria do Céu Albuquerque que terá Nuno Tiago Russo como secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

João Paulo Marçal Lopes Catarino foi nomeado secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território — sucedendo a Célia Ramos.

Ricardo Serrão Santos, ministro do Mar 

Finalmente, Ana Paula Vitorino deixa (a Ambiente Magazine divulgou o balanço feito da sua legislatura) o cargo de ministra do Mar para Ricardo Serrão Santos. Já a secretaria de Estado das Pescas fica a cargo de José Apolinário. 

Imagem cedida Inês dos Santos Costa