EIT Urban Mobility dá a conhecer projetos inovadores de mobilidade urbana na Transport Research Arena

A EIT Urban Mobility, uma iniciativa do Transport Research Arena (TRA 2022), a decorrer, entre 14 e 17 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa.

Manuel Crespo, Innovation Transport Officer da EIT Urban Mobility e orador na TRA 2022, vai debater a temática da micromobilidade e o seu desenvolvimento futuro, exemplificando os caminhos da inovação com os projetos em desenvolvimento RideSafeUM e BICIFICATION, este último já em vigor em Portugal.

O projeto BICIFICATION pretende encorajar a população a eleger a bicicleta como meio de transporte mais frequente, recorrendo a um desafio de gamificação, baseado em recompensas em função do número de viagens de bicicleta concluídas. Neste momento, o BICIFICATION tem já registados cerca de 1.500 utilizadores em três cidades europeias – Portugal (Braga); Turquia (Istambul) e Estónia (Tallinn) -, e para os próximos cinco anos, estima-se a participação de 100 mil participantes em 90 cidades, pode ler-se num comunicado divulgado à imprensa.

A aplicação RideSafeUM constitui outra das iniciativas da EIT Urban Mobility em destaque na TRA 2022, evidenciando-se a sua eficácia na prevenção de acidentes de micromobilidade, nomeadamente no que diz respeito a bicicletas, trotinetes e skates. Esta tecnologia permite visualizar informações em tempo real, contribuindo para evitar as colisões com peões, e viaturas, além de providenciar informação atualizada sobre o cumprimento da regulamentação. A RideSafeUM possibilita ainda enviar alertas, em caso de acidente, aos serviços de urgência, utilizando os dados registados por uma caixa negra. Atualmente, estão já a ser realizados testes-piloto em Espanha (Barcelona), Itália (Roma) e Grécia (Salónica), precisa o mesmo comunicado.

A EIT Urban Mobility tem ainda outros dois projetos inovadores em curso em Portugal – o RAPTOR em Cascais e o FlexCURB no Funchal. O primeiro é um projeto-piloto que tem como principal objetivo diminuir as deslocações e a ‘obrigação’ dos pais de levar os filhos à escola, promovendo o transporte partilhado e as deslocações autónomas, tanto a pé como de bicicleta. Na TRA 2022, Manuel Crespo vai dar também a conhecer a implementação do RAPTOR em outras cidades europeias no âmbito da mobilidade ativa e do Programa ‘Horizonte Europa’ sob a égide da EIT Urban Mobility.

Já o FlexCURB destina-se ao utilizador final e tanto pode ser utilizado pelas autarquias para a digitalização e gestão de regulamentos de restrição, como também pode ser uma aplicação útil para os condutores comerciais acederem a informação atualizada sobre as condições dos passeios e espaços disponíveis. O objetivo deste projeto consiste em demonstrar os benefícios ambientais, administrativos e comerciais da transformação para uma zona de calçada gerida digitalmente.