El Corte Inglés assume compromisso de aumentar oferta sustentável em, pelo menos, 5% por ano até 2025

O El Corte Inglés anuncia que vai aumentar a oferta sustentável em pelo menos 5% a cada ano até 2025. A empresa superou esse objetivo durante o exercício de 2021, aumentando a proposta comercial de produtos sustentáveis em mais de 9% em relação ao ano anterior. No final do exercício de 2021, o El Corte Inglés tinha à venda um total de 122.329 referências sustentáveis, entre marcas próprias e externas, pode ler-se num comunicado.

Os atributos de sustentabilidade aceites pelo El Corte Inglés constam do “Guia de Produtos Sustentáveis” para compradores e fornecedores, desenvolvido pela área de Sustentabilidade da empresa em colaboração com as áreas de Compras e Sourcing e entidades externas especializadas, de acordo com critérios internos de sustentabilidade, e apresentados aos diferentes interlocutores do Grupo de Trabalho de Stakeholders.

Da mesma forma, a empresa agrupa a variada oferta sustentável através dos quatro programas, desenhados no Guia de Produtos Sustentáveis do El Corte Inglés: “Produto local, Design e fabrico sustentável, Origem sustentável e Economia circular”.

Para atingir estes objetivos, o trabalho é feito em duas vertentes: “com marca própria, tendo em conta os diferentes requisitos contemplados no Guia de Produtos Sustentáveis”; e “com marcas externas, alinhando as estratégias das marcas com as prioridades da empresa”, refere a marca.

Foram ainda feitos novos avanços no campo do bem-estar animal em resposta à consciencialização sobre as condições de vida dos animais, como:

  • Compromisso Europeu de Frango de Marca Própria: a empresa aderiu ao compromisso de deixar de comercializar frango fresco de marca própria de crescimento rápido. Assim, 100% da oferta atual deste tipo de frango vem de raças de crescimento lento com certificação de bem-estar animal.
  • Ovos frescos de gaiola: O El Corte Inglés já cumpriu o objectivo de que 100% dos ovos de marca própria sejam provenientes de galinhas de gaiola e sistemas combinados (solo, campo ou biológico). Atualmente, 100% dos ovos de marca própria à venda e utilizados nos espaços de Restauração do El Corte Inglés possuem certificações de bem-estar animal.
  • Incorporação do Certificado de Bem-Estar Animal na marca própria de enchidos de porco branco (presunto curado, enchidos, presunto cozido e outros). Este selo já está presente em 35% das referências e chegará a 50% durante o primeiro trimestre do novo ano.

Durante o exercício de 2021, o El Corte Inglés assumiu o compromisso de certificar os balcões de peixe fresco em 2022, de acordo com a Norma de Cadeia de Custódia MSC (Marine Stewardship Council). “Este acordo, que promove a pesca sustentável e a proteção dos ecossistemas marinhos, representa uma evolução do acordo anterior com a MSC”, refere a empresa, destacando que já tem “40 referências de conservas de peixe com este selo”.