1

El Corte Inglés testa uso de bicicleta elétrica para entrega de encomendas em Lisboa

A partir desta terça-feira, dia 11 de maio, o El Corte Inglés vai passar a utilizar uma bicicleta elétrica para a entrega de encomendas aos clientes, anuncia em comunicado. Esta ação insere-se num projeto-piloto alinhado com a estratégia de sustentabilidade da empresa e de mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, que está a ser testado nas entregas no dia nas imediações dos Grandes Armazéns El Corte Inglés de Lisboa.

A bicicleta, que conta com um atrelado de dois metros, transporta até 300 quilos de mercadoria. “Rápida e amiga do ambiente”, esta alternativa de transporte tem a vantagem de evitar obstáculos, como o trânsito, que tornam o processo de entrega mais demorado. Tem uma “autonomia de 50 quilómetros e já começou a fazer as primeiras entregas, tendo capacidade para efectuar cerca de 20 entregas por dia pelas ciclovias circundantes ao El Corte Inglés”, lê-se no comunicado.

Desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito do projeto europeu City Changer Cargo Bike, esta iniciativa visa ser uma alternativa mais sustentável no transporte de encomendas em rotas curtas.

O El Corte Inglés está empenhado em proteger o ambiente e contribuir para a sustentabilidade global e por isso trabalha diariamente para aumentar a oferta de serviços mais sustentáveis. Com este novo meio de transporte é possível “prestar um serviço muito mais rápido e com zero emissões para a atmosfera na viagem entre os Grandes Armazéns de Lisboa e a casa do cliente, que desta forma passa a fazer parte do movimento pela sustentabilidade”, refere a empresa.

De acordo com o El Corte Inglés, as caixas utilizadas nestas entregas são feitas de cartão 100% reciclado, proveniente de cartão que é recolhido nos Grandes Armazéns do El Corte Inglés no âmbito do projecto Resíduo Zero e posteriormente transformado em caixas novas.

As restrições devido à pandemia aceleraram o crescimento do comércio online e a necessidade de realizar entregas ao domicílio está a crescer a cada dia, assim como a consequente poluição, congestionamento e ruído. Pelo que este é mais um passo do El Corte Inglés para “reduzir o impacto no planeta e nas pessoas combatendo as alterações climáticas e proporcionando um mundo e um futuro melhor, mais verde e mais justo”, precisa o comunicado.

O El Corte Inglés assinou o Pacto de Mobilidade Empresarial para a Cidade de Lisboa (PMEL), um compromisso promovido pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), e pelo Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal. Visa contribuir para uma mobilidade mais sustentável na cidade de Lisboa através de acções concretas, com as quais as empresas se comprometem, em interacção com a CML, os seus colaboradores, fornecedores e clientes.