A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) assinala o início da época balnear com o reforço dos equipamentos destinados à recolha seletiva de resíduos nas praias do concelho e com a renovação da campanha “A melhor pegada não deixa marca”.
A iniciativa volta a apelar a residentes e veraneantes para a adoção de comportamentos responsáveis nas zonas balneares, incentivando a correta deposição de resíduos e a preservação dos ecossistemas costeiros.
No âmbito da operação de verão, a EMARP aumentou a capacidade de recolha seletiva instalada nas praias, disponibilizando atualmente um total de 310 baldes destinados aos resíduos indiferenciados e à separação de papel e cartão, vidro, plástico e metal.
A medida pretende facilitar a correta separação dos materiais recicláveis, reduzindo a quantidade de resíduos enviados para aterro ou que acabam por chegar ao oceano devido ao descarte indevido nos areais.
“A melhor pegada não deixa marca” regressa às praias
A campanha “A melhor pegada não deixa marca” volta este verão com sinalética bilingue instalada junto das zonas de deposição de resíduos, sensibilizando os utilizadores para a importância de manter os areais limpos.
Também as estruturas do Nico, o “Embaixador das Beatas”, regressam aos cerca de 40 acessos balneares do concelho. Através desta iniciativa, os fumadores são incentivados a utilizar corretamente os cinzeiros disponibilizados, abastecidos diariamente com o apoio dos restaurantes e concessões de praia.
Durante a época balnear, as equipas de Limpeza Urbana da EMARP asseguram diariamente a limpeza mecânica e manual dos areais, bem como a recolha seletiva de resíduos, procurando garantir melhores condições de higiene, conforto e segurança ambiental para residentes e turistas.
A empresa relembra, no entanto, que a preservação das praias depende do contributo de todos e que pequenos gestos individuais podem fazer a diferença na proteção do ambiente e dos recursos naturais.








































