Emirados Árabes estudam construir montanha para aumentar chuvas

by Inês Gromicho | 6 Maio 2016 10:18

Os Emirados Árabes Unidos planeiam construir uma montanha artificial para aumentar o volume de chuva no país, de acordo com uma reportagem da revista local “Arabian Business”. Especialistas da Corporação Universitária para Pesquisas Atmosféricas (UCAR), dos Estados Unidos, são os responsáveis pelo projeto, que ainda está em fase de estudo.

“Estamos a avaliar os efeitos sobre o clima pelo tipo de montanha, quão alta deve ser e qual o melhor tipo de declive”, contou Roelof Bruintjes, investigador da UCAR, à revista. A montanha deve forçar o ar a subir, criando nuvens, que então serão semeadas. O ato de semear nuvens é um processo de modificação da quantidade ou tipo de precipitação meteorológica por meio da dispersão de substâncias nas nuvens.

O local onde a montanha deve ser instalada ainda não foi definido. Os pesquisadores ainda estão a testar diferentes localidades dentro dos Emirados Árabes.

“Se o projeto é demasiado caro para o governo, logicamente não será realizado, mas isso poderá dar uma ideia das alternativas que existem a longo prazo”, disse Bruintjes. “Se isso se concretizar, a segunda fase seria procurar uma empresa de engenharia e decidir se a construção é viável ou não”.

Localizados no sudeste da Península Arábica, os Emirados Árabes Unidos têm precipitação média mensal de 5,7 mm, de acordo com dados do Banco Mundial — a título de exemplo, uma região como o Rio de Janeiro tem em média 20 vezes maior.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/emirados-arabes-estudam-construir-montanha-para-aumentar-chuvas/