As Garantias de Origem agora emitidas certificam a origem do biometano produzido pela Capwatt, na Central de Produção de Biometano de Aljustrel, tornando a empresa na primeira entidade a receber um certificado de produção deste gás renovável em território nacional.
As GO são certificados eletrónicos que comprovam ao consumidor final que uma dada quantidade de energia foi produzida a partir de uma determinada fonte e tecnologia. No caso das energias renováveis, a emissão destas garantias permite certificar a origem da energia, possibilitando aos comercializadores e consumidores finais demonstrar os seus consumos de energia renovável, nomeadamente no contexto das suas estratégias de sustentabilidade e respetivas obrigações de reporte. No caso do biometano, as GO assumem particular relevância ao assegurarem a rastreabilidade e valorização de gases renováveis, promovendo a descarbonização de setores de difícil eletrificação.
A EEGO iniciou, em junho de 2024, o alargamento da sua atividade ao setor dos gases, numa primeira fase com operações exclusivamente de âmbito nacional. Em novembro do mesmo ano, com a adesão à Association of Issuing Bodies (AIB) e ao sistema European Energy Certificate System(EECS), passou também a abranger operações internacionais, integrando-se plenamente nas plataformas europeias e permitindo a livre circulação e o reconhecimento mútuo destes certificados. Com este passo, Portugal juntou-se ao grupo de países que lideram a implementação deste sistema a nível europeu. Atualmente, são já 13 os países interligados através deste sistema, prevendo-se ainda um crescimento significativo nos próximos anos.






































