Endesa investe 350 milhões de euros em onze projetos fotovoltaicos em Huelva

A Endesa, através de sua subsidiária de desenvolvimento renovável Enel Green Power España (EGPE), adquiriu um portfólio fotovoltaico de 519 MW à espanhola Arena Power. Segundo a Endesa, a carteira é composta por onze projetos em desenvolvimento em Huelva. A construção está prevista para começar em 2022 e a operação em 2024.

Os onze projetos que compõem este cluster estão localizados em seis municípios da província de Huelva.  Todos eles irão gerar energia elétrica equivalente ao fornecimento de cerca de 305 mil residências, por meio de uma única linha de transmissão que será conectada à subestação de Palos. Esta subestação está localizada no Polo Industrial de Huelva, um dos maiores aglomerados de negócios de consumo de energia da Espanha.

A partir desta subestação, são satisfeitas as necessidades energéticas do complexo químico, petrolífero e metalúrgico de Huelva, que alberga 18 empresas e 19 grandes instalações. A combinação dos mais altos índices de irradiação solar da Europa continental e o grande consumo local fazem deste pólo industrial um dos portfólios mais atraentes da Espanha. A Endesa, através da EGPE, ajudará assim a descarbonizar parte do consumo energético deste cluster, uma vez que os onze parques solares evitarão a emissão para a atmosfera de cerca de 515.134,66 toneladas de CO2.

Os projetos adquiridos pela Endesa representam um investimento de cerca de 350 milhões de euros, incluindo o preço de aquisição e os custos de construção e arranque. De acordo com a companhia elétrica, vão gerar 1.250 empregos durante a construção e 26 na fase posterior de operação e manutenção.

Este parque de energia renovável estará operacional para eventualmente alimentar o projeto de produção de hidrogénio verde apresentado pela Endesa ao Ministério da Transição Ecológica e Desafio Demográfico.

Rafael González, Diretor de Geração da Endesa, destaca que “esta operação é um passo decidido no desenvolvimento do nosso plano estratégico 2021-2023 e um sinal do compromisso da Endesa com a descarbonização da economia espanhola”. Para o responsável, “construir esses parques renováveis ​​perto de áreas de alto consumo de energia é a forma mais eficiente de tornar sustentável a atividade industrial em Huelva. Também empreendemos a execução desses projetos com base na Criação de Valor Compartilhado para beneficiar as comunidades locais, como temos feito em outras áreas renováveis ​​nos últimos anos”.

A EGPE tem uma capacidade instalada renovável de 7.800 MW e uma carteira de projetos de 41.800 MW na Espanha no final de 2020. A capacidade instalada está distribuída em 4.745 MW de energia hidráulica; 2.422 MW de energia eólica; 609 MW de energia solar; e 3 MW de outras fontes renováveis. É um dos líderes no processo de transição energética do país. O plano estratégico 2021-2023 da Endesa contempla o desenvolvimento através da EGPE de 3.900MW de novas energias renováveis ​​em Espanha (3.000 fotovoltaicas e 900 eólicas) com um investimento associado de 3.300 milhões de euros.