Endesa promove primeiro leilão de energia solar no mercado financeiro

Endesa promove primeiro leilão de energia solar no mercado financeiro

Categoria Ambiente, Energia

O regulador financeiro português CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, deu luz verde ao lançamento do produto SPEL Solar por parte da OMIP,  entidade gestora da Bolsa de Derivados de Energia na Península Ibérica, o que permitirá a celebração do primeiro leilão de energia solar da península ibérica, promovido pela Endesa, no próximo dia 29 de setembro.

O leilão será coordenado pela gestora independente de troca de Derivados de Energia na Península Ibérica e é dirigido aos produtores de energia solar, permitindo-lhes vender a sua energia a prazo, diretamente ou através dos seus representantes. Até agora, o mercado grossista a prazo não oferecia ferramentas financeiras de gestão de risco que se adaptassem ao perfil específico de energia solar.

Os produtores de energia solar terão até 25 de setembro para se registarem, data em que termina o período de qualificação. O volume de compras será conhecido uma semana antes da realização do leilão e no dia 28 de setembro será anunciado o preço inicial.

Trata-se de um mecanismo inovador no mercado financeiro a nível internacional, de um produto projetado especificamente para a produção de energias renováveis, neste caso específico energia fotovoltaica, aplicando-se também para a termoelétrica.