Endesa sobe ao pódio nos grandes clientes de gás natural

Endesa sobe ao pódio nos grandes clientes de gás natural

Categoria Ambiente, Energia

A Endesa está a ganhar terreno entre os grandes consumidores de gás natural em Portugal. A energética conquistou quota de mercado nos segmentos de grandes clientes e de indústria durante o segundo trimestre e aproximou-se cada vez mais da EDP no consumo abastecido, avança o Jornal de Negócios.
A companhia espanhola avançou cinco pontos percentuais em três meses para alcançar uma quota de 9,2% em termos de consumo abastecido no mercado liberalizado de gás natural, segundo os dados divulgados pela Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos (ERSE) nesta terça-feira. A Endesa tornou-se, assim, no período, na quarta maior empresa em termos de abastecimento, ultrapassando a GoldEnergy (3,6% do total).

O mercado liberalizado de gás natural em Portugal cresceu 4% no segundo trimestre, em termos de contratos. Ao todo, entraram 37,5 mil clientes no mercado entre o final de Março e o final de Junho, para um total de quase 924 mil contratos. Este mercado cresceu 35% desde Junho de 2014. Olhando para o mercado em termos de consumo, este diminuiu 13,7% entre Março e Junho, devido à quebra nos segmentos de consumidores industrial e residencial”. O segundo trimestre ficou também marcado pela entrada de um novo comercializador: a Rolear.