ENEG 2025 ruma a Santa Maria da Feira para debater “Água e Governança: Pontes para o Futuro”

O ENEG – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento volta a realizar-se em 2025, desta vez no Europarque, em Santa Maria da Feira, de 18 a 21 de novembro, e os preparativos avançam a passos largos para fazer jus ao mote escolhido para esta edição – “Água e Governança: Pontes para o Futuro”.

Este evento, organizado pela APDA, já tem constituídas a Comissão Organizadora e a Comissão Científica, responsáveis pela delineação e coordenação dos trabalhos. Francisco Narciso (AdP – Águas de Portugal) preside à Comissão Organizadora, que junta Ana Santos (Águas de Coimbra), David Pereira (Câmara Municipal de Espinho), Fausto Oliveira (Águas do Vouga), João Damasceno (Águas da Figueira), Nuno Campilho (APDA), Nuno Marques (Wavecom), Paulo Leitão (Águas do Centro Litoral), Paulo Nunes (Indaqua), Pedro Cardoso (INOVA), Pedro Cruz (EPAL), Rui Marreiros (APDA/ EMAS de Beja), Susana Ferreira (APDA/ AGS) e Ana Antão (APDA).

A Comissão Científica é presidida por Maria Helena Nadais e composta, na sua grande maioria, pelos coordenadores das Comissões Especializadas (CE), Grupo de Trabalho (GT) e Núcleo (JOPA) da APDA, nomeadamente: António Mamede (CE Gestão Ativos); Cláudia Afonso de Carvalho (GT RGPD); Elza Ferraz (CE Economia Circular); Flávio Oliveira (CE Sistemas de Distribuição de Água); Hilário Ribeiro (Comissão Técnica CT 116); João Branco (CE Sistemas de Informação); Lídia Lopes (CE Legislação e Economia); Mariana Castro Henriques (CE Comunicação e Educação Ambiental); Marina Sequeira (JOPA – Jovens Profissionais da Água); Nuno Laranjo (CE Inovação); Paula Malheiro (CE Indicadores de Gestão); Pedro Laginha (Diretor da Revista APDA); Rita Santos (CE Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas); Rui Sancho (CE Qualidade da Água); Sónia Pinto (CE Águas Residuais); e Tiago Pereira Fernandes (CE Gestão Clientes).

Do programa fazem parte o Grande Debate e sete Mesas-Redondas, que vão dar espaço ao confronto de opiniões, e as Comunicações Livres, que se vão realizar em quatro salas temáticas, refletindo o intercâmbio de ideias e experiências sobre temas já selecionados.

De destacar, igualmente, os Prémios APDA – Tubos de Ouro, que reconhecem os melhores trabalhos no setor, o Pipe Contest – Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga, que promove mais uma competição saudável, bem como as Visitas Técnicas e Culturais na região.

Pelo sucesso alcançado na edição de 2023, em Gondomar, voltam as Flash Talks e outras novas iniciativas.

O ENEG 2025 implica também a apresentação dos mais recentes equipamentos, produtos e serviços relacionados com o setor da água na área de Exposição, que tem crescido significativamente ao longo das últimas edições. Disponível muito em breve estará o Boletim 1, que trará mais detalhes sobre as informações agora divulgadas, bem como as condições de inscrição.