Energia eólica representará 25% da produção de eletricidade em 2030 na Europa

Energia eólica representará 25% da produção de eletricidade em 2030 na Europa

Categoria Ambiente, Energia

Se todos os Estados-Membros da União Europeia (UE) conseguirem atingir os objetivos climáticos e energéticos até 2030, a energia eólica poderá vir a cobrir um quarto (24,4%) da procura de eletricidade na Europa, com uma potência instalada de 320 gigawatts (GW), segundo previsões da Associação Europeia de Energia Eólica (EWEA), citadas pelo Oinstalador.pt.

Da potência instalada, 254 GW deverão vir do vento onshore e 66 GW da energia eólica offshore. E se este cenário se confirmar, a indústria eólica europeia poderá ter cerca de 334 mil de empregos diretos e indiretos em 2030.

Atualmente, há 128,8 GW instalados na Europa, o que contribui com cerca de 10% para o consumo num ano tido como normal. As previsões da EWEA, no entanto, estão condicionadas por uma série de fatores políticos e regulatórios que incluem uma estrutura de governança clara para toda a UE, a fim de atingir a meta de energia renovável de 27% em 2030, o que foi acordado no ano passado.

De acordo com a EWEA há três desafios principais: a nova diretiva sobre energias renováveis, que contém uma base jurídica sólida para estas energias até 2020, um mercado de energia reformado e adaptado para a integração das energias renováveis, e um regime de comércio de emissões revitalizadas para fornecer um sinal claro aos investidores sobre o preço envolvido com o resgate do carbono.