Energias renováveis ganham expressão em Moçambique

Energias renováveis ganham expressão em Moçambique

Categoria Ambiente, Energia

A ALER – Associação Lusófona de Energias Renováveis apresentou, esta segunda-feira, um relatório sobre as energias renováveis em Moçambique, num evento realizado em Maputo, que mostra que já existe “uma grande diversidade de atores” e que esta área está a ganhar cada vez mais expressão no país africano.

Em termos de recursos renováveis disponíveis, “o país dispõe de uma diversidade que perfaz um total de 23.026 GW, dos quais a fonte de energia solar é a mais abundante (23.000 GW), seguida da hídrica (19 GW), eólica (5 GW), biomassa (2 GW) e por final a geotermia (0,1 GW)”, lê-se no comunicado.

Tendo em conta a diversidade de fontes mencionadas, de acordo com a nota enviada à comunicação social, Moçambique apresenta condições favoráveis não só para satisfazer a procura interna, mas também para exportar para os países da região da África Austral e para outros mercados internacionais. O setor tem vindo a ganhar expressão ano após ano, mostrando-se com uma melhor capacidade para a diversificação energética do país.

Segundo Miquelina Menezes, vice-presidente da ALER: “É muito positivo verificar que já estão a operar no sector uma grande diversidade de atores. Esta profusão de entidades revela o interesse crescente pelo sector da energia em Moçambique e que estão criadas condições para o seu desenvolvimento substancial a médio prazo”.

O Relatório aponta também para a necessidade de desenvolvimento de um Plano Nacional de Electrificação que preveja a coordenação de actividades entre o FUNAE e a Electricidade de Moçambique (EDM), a realização de estudos, o recurso a todas as tecnologias e a escolha de mecanismos de financiamento. Apesar de identificar as principais barreiras ao desenvolvimento das energias renováveis em Moçambique ao nível da capacitação institucional e do financiamento, acrescenta que algumas já foram alvo de iniciativas para as ultrapassar.

A ALER vai colaborar com o Ministério de Recursos Minerais e Energia, em coordenação com as restantes entidades, para a sua implementação. Publicado em Setembro de 2016, o documento Energias Renováveis em Moçambique – Relatório do Ponto de Situação encontra-se disponível para encomenda (versão digital e versão impressa) através do website da ALER.