Energie Portugal instala 200 painéis solares em hotel nos Emirados Árabes Unidos

A Energie Portugal anuncia a instalação de 200 painéis solares termodinâmicos numa instância hoteleira nos Emirados Árabes Unidos.

Em comunicado, o CEO da empresa, Luís Rocha, diz que esta é “a maior instalação de painéis solares da Energie no Médio Oriente e um dos únicos hotéis na região a cobrir por inteiro a necessidade de água quente doméstica, através de uma tecnologia solar. Os Emirados Árabes Unidos é um mercado no qual a Energie Portugal está a apostar, até porque um dos objetivos deste país passa por atingir uma utilização de 44 por cento de energias renováveis até 2050”.

Localizado na ilha de Saadiyat em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Jumeirah Saadiyat Island Resort conta com uma “marca” made in Portugal, depois da instalação de 200 painéis solares termodinâmicos da Energie.

De acordo com a empresa, o Jumeirah Saadiyat Island Resort passou a “gastar menos 85% na fatura energética, por ano”, com a colocação de sistemas solares no empreendimento turístico. “A instalação realizada possibilita aquecer até 75 mil litros de água por dia, o que permite rentabilizar o investimento em apenas dois anos”, explica o CEO da Energia Portugal, Luís Rocha.

O sistema solar instalado garante a utilização de três circuitos: “aquecimento de águas sanitárias nos quartos; aquecimento de águas sanitárias nas cozinhas e aquecimento de águas sanitárias nas villas, spa e ginásio”, refere o mesmo comunicado.

De acordo com o responsável da empresa portuguesa, “uma das mais-valias apresentadas foi o facto de os 200 painéis solares ocuparem apenas uma área de 60 metros quadrados”, em oposição a outros sistemas que poderiam ocupar uma área até 400 metros quadrados, “não causando impacto na estrutura arquitetónica do empreendimento”. Aliás, explica, “uma das curiosidades deste projeto passa pelo facto do sistema solar ter sido instalado na área do parque de estacionamento do resort, permitindo duas funções: aquecimento e arrefecimento”.

Segundo Luís Rocha, “os 200 painéis foram colocados junto ao parque de estacionamento do empreendimento no piso menos 1. Uma vez que os painéis termodinâmicos rejeitam frio quando absorvem o calor, esse frio é utilizado para arrefecer o parque de estacionamento como efeito colateral”.