ENERH2O: “Aproximação da academia com a indústria da água e da energia é estratégica porque permite-nos estar em conjunto a responder aos desafios atuais”
A APRH (Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos) organizou uma das várias conferências que decorreram ao longo do ENERH2O, sendo já habitual desde a fundação deste evento, mas agora com o tema “Indústria da Água: oportunidades em contexto ibérico”.
Jorge Cardoso Gonçalves, Presidente da associação, começou por realçar a importância de trazer estes debates para próximo da indústria, de forma a “conseguirmos discutir soluções concretas e tecnologia”, identificando oportunidades que estão a ser desenvolvidas em âmbito académico, “mas também criando pontes entre municípios, empresas e centros de investigação”.
“É importante também salientar que quando falamos de inovação, o conceito acontece verdadeiramente quando o conhecimento chega à indústria, ou seja, quando é transformada em soluções que pretendem responder aos problemas das pessoas, pretendem desenvolver produtos e serviços que sejam úteis”, afirmou ainda o Presidente da APRH, acrescentando que “esta aproximação da academia com a indústria da água e da energia é estratégica porque permite-nos estar em conjunto a responder aos desafios atuais. O programa desta conferência integra desafios, soluções e oportunidades na gestão da água, também a tecnologia e a inovação, e a resiliência e a eficiência hídrica”.
Jorge Cardoso Gonçalves aproveitou ainda o palco do evento para realçar que a cooperação entre Portugal e Espanha é um “eixo central”, pois “permite que países que têm massas de água partilhadas, partilhem também práticas, construam soluções, que permitam aqui responder àquela que é a escassez de água, muitas vezes potenciada por uma seca meteorológica”. Assim, os eventos de cariz ibérico são um espaço de “diálogo colaborativo” e de promoção de novas parcerias.
A conferência da APRH foi divida em três painéis de debate, com os subtemas “Desafios e Soluções e oportunidades para a Gestão da Água em Contexto Municipal”, “Tecnologia e Inovação na Indústria da Água”, e “Resiliência e Eficiência Hídrica”.
A 3.ª edição do ENERH2O decorreu na EXPONOR, no Porto, entre os dias 24 e 25 de setembro, juntando diferentes players, nacionais e internacionais, dos setores da água e da energia, em debates técnicos e especializados.