Entidades portuguesas já receberam 15 milhões de euros em financiamento europeu nas áreas dos oceanos e dos solos

Entre os anos de 2021 e 2022, as entidades portuguesas receberam, através da Missão Oceano e Águas e da Missão Solos, um total de 15 milhões de euros em financiamento, com taxas de sucesso de 57,9% e 12,5%, respetivamente. A informação é avançada pela Agência Nacional de Inovação (ANI), a entidade que discute, promove e apoia a participação das instituições portuguesas neste tipo de programas e redes internacionais.

“Um balanço inspirador para os ‘stakeholders’ que, no próximo dia 22 de maio, se reúnem no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, num evento organizado pela Agência Nacional de Inovação (ANI) e pela Ciência Viva”, informa aquela ANI, em comunicado.

No evento, representantes da Comissão Europeia vão apresentar as convocatórias para este ano, com a particularidade, segundo a agência de inovação, “de lançar dois tópicos conjuntos para estas Missões: um com foco na poluição e o outro na capacidade de retenção de água ao nível regional”. As candidaturas já estão abertas e decorrem até dia 20 de setembro.

No comunicado, a ANI refere ainda que, na iniciativa, será promovido o networking no âmbito destas Missões, e que poderá ser potenciada a formação de consórcios. Também os participantes terão a possibilidade de se candidatar a expor projetos ou tecnologias alinhadas com as Missões.

O Ciência Viva organizou um painel e vai moderá-lo durante o evento, “com entidades participantes em projetos orientados para a literacia e o envolvimento dos cidadãos de forma transversal às Missões”, escreve a ANI. “Os participantes nacionais em projetos das Missões vão ter ainda a oportunidade de partilhar as suas experiências e recomendações para quem queira ter projetos de sucesso”, acrescenta.

A iniciativa contará ainda, finaliza a ANI, “com a participação das nomeadas ao Mission Board de cada uma das Missões que irão partilhar a sua visão”.

As inscrições para o “Evento Missões Oceanos e Solos” estão abertas. São gratuitas, mas o registo é obrigatório.