EPAL coloca a água da torneira “sobre rodas” e convida todos a experimentá-la

by Rita Inácio | 27 Junho 2018 15:00

Durante o verão, a água da torneira vai andar “sobre rodas” pela cidade de Lisboa, Capital Verde Europeia em 2020, a fim de sensibilizar lisboetas e turistas para o consumo de água da torneira. O projeto “Pátio da Água Móvel — Água sobre Rodas” arranca hoje, em plena Avenida da Liberdade.

Este ano, o Pátio da Água torna-se móvel. Uma “pão de forma” irá estacionar, depois da Avenida da Liberdade, no jardim da Torre de Belém, na Rua Augusta e no Parque Eduardo VII, até setembro. “Quatro locais icónicos” onde lisboetas e turistas “se podem refrescar e usufruir da belíssima cidade de Lisboa”, de acordo com José Sardinha, presidente da EPAL.

A água é gratuita e com diferentes sabores, “para que agrade a todos os paladares”, afirma José Sardinha. Há Citronada (laranja e limão), Laranjela (laranja e canela), Explosão de Menta (hortelã), Tropical (ananás e lima), Alecrim aos Molhos (limão e alecrim) e Marrocos (hortelã e canela).

“Estamos na Capital Verde Europeia e, portanto, devemos beber água da torneira”, é esta a principal mensagem deixada pelo presidente da EPAL. O Pátio da Água revelou-se um “sucesso tremendo”, junto de lisboetas e turistas. Mas qual a imagem a passar para o exterior?

“Desde logo um projeto de inovação. O que eu gostaria mesmo é que este conceito fosse replicado noutras cidades, porque de facto mostra que a excelência da qualidade da água não é apenas num local da cidade. Não é apenas para quem vive lá. É para todos aqueles que nos visitam”, garante José Sardinha.

O projeto conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e o vereador José Sá Fernandes explica porquê: “A água é um tema absolutamente essencial para uma Capital Verde, estamos muito bem classificados nessa área do ambiente e, portanto, trabalhamos em conjunto. Mesmo que não fosse Capital Verde, estaríamos aqui. Assim, estamos com mais orgulho, com mais vontade de ter outros projetos”.

“Leve a água consigo, leve o ambiente”

Além do Pátio da Água, a EPAL tem outros projetos em mãos, entre os quais, a garrafa Fill Forever que incentiva “o consumo de água da torneira mesmo onde não existem torneiras”, explica José Sardinha. “Esta garrafa reúne aquilo que de melhor se faz no país. É uma garrafa inteiramente produzida em Portugal, desenhada em Portugal e reconhecida, em termos de design, internacionalmente”, acrescenta.

O objetivo é que as pessoas possam levar a água consigo, para todo e qualquer lado, e tem-se revelado um verdadeiro sucesso, com cerca de 30 mil garrafas vendidas por ano. “Os lisboetas e aqueles que nos visitam aderem bem ao conceito ‘leve a água consigo, leve o ambiente’, a água é para todos”, reflete o responsável.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/epal-coloca-a-agua-da-torneira-sobre-rodas-e-convida-todos-a-experimenta-la/