EPAL: Exclusivamente Água da Torneira

EPAL: Exclusivamente Água da Torneira

Categoria Águas, Ambiente

Exclusivamente Água da Torneira é um programa focado na sustentabilidade do consumo de água da torneira. Compreende o desafio, lançado pela EPAL às entidades públicas e privadas da cidade de Lisboa, de consumirem, em exclusivo, água da rede nas suas instalações, disponibilizando-a nas suas áreas comuns como Salas de Reuniões, espaços de Coffee Break e Refeitórios.

A EPAL é a maior empresa de abastecimento do país, assegurando água de excelente qualidade a cerca de três milhões de pessoas, diretamente em Lisboa e a 34 Municípios a Norte do Rio Tejo.

Pautada por princípios de responsabilidade ambiental, económica e social, a Empresa tem vindo a desenvolver iniciativas de incentivo à adoção de comportamentos sustentáveis junto de diversos públicos-alvo com representatividade na nossa sociedade.

A água da torneira distribuída pela EPAL alcança níveis de qualidade exemplares, sendo uma bandeira da qualidade das infraestruturas nacionais. É um produto sujeito a mais de 300 mil análises por ano, realizadas nos Laboratórios da empresa dotados de tecnologia avançada, assegurando, todos os dias, uma água tratada que cumpre os mais rigorosos padrões nacionais e europeus.

Beber água da torneira é um gesto sustentável, que espelha a confiança na missão de serviço público de excelência, e é precisamente na sensibilização para as vantagens do seu consumo que a EPAL tem apostado, impulsionando a mudança de atitudes e contribuindo para a redução dos impactes ambientais com benefícios à escala, em linha com as grandes tendências mundiais.

Este programa tem conquistado cada vez mais aderentes, assegurando a presença da água da rede pública nos espaços usualmente partilhados por muitos públicos, ficando à disposição dos consumidores e acompanhando-os nas suas rotinas diárias.

Entre Empresas, Órgãos de Estado, IPSS. Universidades e Órgãos de Comunicação, em 2018 mais de 45 entidades públicas e privadas da capital afirmaram, publicamente, o seu compromisso com o consumo deste bem, evidenciando a assunção de comportamentos em sintonia com a eficiência de recursos e a responsabilidade ambiental.

Também este ano já aderiram entidades extremamente relevantes e com capacidade de influenciar positivamente a sociedade. De destacar a parceria firmada com a Presidência da República, o mais alto órgão de soberania da Nação. Também a Direção-Geral de Saúde reafirmou o seu compromisso, enquadrando a parceria no âmbito da sua estratégia para a promoção de uma alimentação saudável.

Outras parcerias foram também muito significativas para a EPAL como foi o caso da ASAE – Autoridade para a Segurança Alimentar, bem como da CGD – Caixa Geral de Depósitos que também já conta com as nossas garrafas em todas as agências.

A RTP foi o primeiro órgão de comunicação social a aderir ao desafio assumindo o consumo de água da torneira como um gesto que traz consigo uma mensagem de sustentabilidade ambiental numa instituição que é uma referência cultural para milhares de ouvintes e telespetadores em todo o mundo.

A água da torneira tem, assim, conquistado cada vez mais adeptos, representando uma escolha de eleição que a todos orgulha, mais ecológica e mais económica para os consumidores, e que inspira e contribui para uma cidade e um país mais verdes, em prol de um futuro mais sustentável.

Este artigo foi publicado na edição 80 da Ambiente Magazine.