EPAL lança desafio “circular” aos alunos da ETIC

EPAL lança desafio “circular” aos alunos da ETIC

Categoria Advisor, Empresas

A EPAL volta a reforçar o seu compromisso com a Economia Circular e, desta vez, a aposta está numa linha criativa concebida com materiais em “fim de vida”. De acordo com a empresa, a iniciativa pretende “dar uma vida nova a materiais obsoletos, minimizando o impacte sobre as matérias-primas naturais”, contribuindo para a “diminuição da pegada ecológica”.

Tendo por base a circularidade, os bens rejeitados de hoje serão valorizados e constituem os recursos de amanhã, formando um ciclo virtuoso que promove a “eficiência e regeneração”, num mundo de recursos finitos, reaproveitando artigos em desuso de “forma criativa, com menor consumo de energia e água e com menos poluição”. Assente neste conceito, é lançado aos alunos da Escola de Tecnologias, Inovação e Criação (ETIC) o desafio de “apresentarem propostas de merchandising feito a partir de materiais excedentes como papel, cartão, lonas e telas publicitárias e garrafas Fill Forever em fim de vida”, explica a EPAL em comunicado.

Sob o tema “Circular Por Natureza”, os candidatos terão de se familiarizar com a essência e potencialidade do material disponível, com a cultura e história da EPAL e com os princípios da economia circular para apresentarem, ao júri do Concurso, propostas diferenciadoras. As candidaturas serão compostas por cinco peças, das quais quatro serão para venda nas Lojas de Atendimento da EPAL e Museu da Água e uma destinada a oferta corporativa da EPAL, e serão avaliadas pelo seu carácter inovador, estético e potencial gerador de notoriedade para o tema da economia circular, entre outras premissas.

Os resultados do Concurso serão divulgados no Dia Mundial da Água, a 22 de março de 2020. Posteriormente a EPAL irá avaliar a produção da linha vencedora por uma IPSS, aliando a vertente educativa, artística e ambiental à vertente social, de forma verdadeiramente inclusiva.