1

Época balnear de Matosinhos arrancou com 13 bandeiras azuis

O município de Matosinhos, no distrito do Porto, iniciou ontem a época balnear com 13 bandeiras azuis, sendo o terceiro do país com maior número de zonas balneares com este símbolo de qualidade, adiantou a câmara local, de acordo com a Lusa.

Este ano, o concelho conta com bandeira azul nas praias de Angeiras Sul, Funtão, Pedras do Corgo, Agudela, Quebrada, Marreco, Memória, Cabo do Mundo, Aterro, Azul/Conchinha, Boa Nova/Senhora, Fuzelhas e Leça da Palmeira, mais duas do que em 2017. Para assinalar a data, a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, hasteou de manhã a bandeira azul na Praia da Agudela.

O Programa da Bandeira Azul será este ano dedicado ao tema “O mar que respiramos”, uma vez que 50% do dióxido de carbono lançado na atmosfera é absorvido pelos oceanos, sendo 70% do oxigénio da Terra produzido pelo plâncton marinho.

O papel das florestas marinhas é, assim, fundamental para a qualidade do ar que respiramos, sendo necessário promover ações de educação ambiental que garantam a conservação e proteção deste recurso, referiu a câmara, na nota.

As praias de Matosinhos com bandeira azul contarão, por isso, com jogos que ensinarão a separar os resíduos, uma roleta ambiental dedicada ao mar e à atmosfera e expedições dunares que darão a conhecer as plantas do litoral.

O galardão é atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.