ERP Eco Sustainability Award desafia estudantes do Ensino Superior

A ERP Portugal, entidade gestora de resíduos, desafia os estudantes do Ensino Superior a desenhar uma “nova solução” para a entrega de elétricos e eletrónicos e pilhas em fim de vida, no âmbito das suas iniciativas de Investigação e Desenvolvimento. Sob o mote “Mostra que tens pilhas de criatividade”, o desafio do ERP Eco Sustainability Award consiste na “apresentação de um desenho de um Depositrão antirroubo”, feito com materiais reciclados ou recicláveis, com três compartimentos de recolha de resíduos: “elétricos e eletrónicos com potencial de reutilização, elétricos e eletrónicos sem este potencial e que devem seguir para reciclagem e pilhas”, explica a entidade em comunicado.

No projeto deve ainda ser submetido um cartaz a comunicar a importância e função do equipamento de recolha proposto, incentivando a interdisciplinaridade de áreas de formação nesta missão, transversal a todos.

O ERP Eco Sustainability Award visa “introduzir ou reforçar a importância da adoção das melhores práticas de gestão de resíduos. Pretendemos alertar os estudantes do Ensino Superior para a necessidade de tornar o comportamento da entrega seletiva de resíduos um hábito, através da conceção de um Depositrão inovador, apelativo e funcional, permitindo prolongar a vida útil dos elétricos e eletrónicos com potencial de reutilização, bem como garantir a reciclagem destes resíduos e de pilhas usadas. Acreditamos que a criatividade deste nível de ensino dará origem a projetos pertinentes e com viabilidade de implementação”, afirma Filipa Moita, responsável de comunicação.

O ERP Eco Sustainability Award é um projeto implementado pela entidade gestora em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa/Programa EcoCampus e com apoio da Agência Portuguesa do Ambiente, Direção-Geral das Atividades Económicas e do APESB Young Professionals Group.

Com inscrições e candidaturas a funcionar online até dia 31 de janeiro de 2020, os estudantes do Ensino Superior já podem submeter os seus projetos. O júri irá selecionar três trabalhos, que serão distinguidos com um prémio no valor de 3000€ cada um.