Em 20 anos de atividade, a ERP Portugal recolheu um total de aproximadamente 280 mil toneladas de resíduos. Este volume, que se divide entre 271 mil toneladas de REEE e 8 mil toneladas de RB (resíduos de baterias), equivale a cerca de 28 vezes o peso da Torre Eiffel.
Ao longo dos anos, a entidade tem vindo a consolidar a sua posição no mercado, sendo que, no setor dos REEE, a sua quota de mercado evoluiu de 18,6% em 2006 para 40% em 2024. No que diz respeito às baterias, a evolução é ainda mais notável, com uma quota de mercado que passou de cerca de 10% em 2010 para mais de 50% em 2024. Este crescimento reflete a confiança depositada na ERP Portugal por um número crescente de aderentes, que atualmente totalizam 1 603 empresas.
Rosa Monforte, Diretora-Geral da ERP Portugal, afirma que “ao longo destas duas décadas, a ERP Portugal tem sido pioneira na gestão de REEE, na promoção da economia circular e na proteção do ambiente em Portugal. O nosso sucesso é fruto da confiança das empresas, parceiros e comunidade com quem temos vindo a trabalhar e da dedicação incansável da nossa equipa. Reconhecemos que os desafios ambientais são cada vez mais urgentes e, por isso, a ERP Portugal reafirma o seu compromisso em continuar a liderar a transição para uma economia circular, através do apoio e participação em projetos de investigação e desenvolvimento, da promoção da educação ambiental e da colaboração com todos os stakeholders”.
A ERP Portugal, fundada em 13 de maio de 2005 e com origem na European Recycling Platform, tem sido fundamental na gestão de REEE e RB em Portugal, através da dinamização de campanhas de sensibilização para aumentar a literacia ambiental da população e do lançamento da plataforma “Eureciclo.pt”, que oferece informações sobre o correto encaminhamento de REEE e RB, bem como a localização dos mais de 9500 pontos de recolha disponíveis em todo o continente.
Destacam-se projetos como a Geração Depositrão, que conta com 18 anos de história e promove boas práticas ambientais entre os mais jovens, através da realização de atividades em contexto escolar, e o “Junta na Freguesia”, realizado em parceria com juntas de freguesia e municípios de todo o país com o objetivo de facilitar a recolha de REEE e RB através da criação de pontos de recolha.
Com o objetivo de reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade, no início deste ano, a ERP Portugal, em parceria com a Novo Verde, inaugurou o Transformarium, um novo centro de sensibilização dedicado aos mais novos, que utiliza a mais recente tecnologia de realidade aumentada e video mapping.