ERP Portugal celebra aniversário com recolha de mais de 160 mil toneladas de resíduos

ERP Portugal celebra aniversário com recolha de mais de 160 mil toneladas de resíduos

Categoria Ambiente, Resíduos

A ERP Portugal, associação gestora de resíduos, comemora o seu 13.º aniversário com a recolha de mais de 160 mil toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e pilhas e acumuladores usados, desde a sua constituição.

Rosa Monforte, diretora geral da ERP Portugal, afirma em comunicado, que, “desde a sua constituição em Portugal [em 2005], a ERP tem apostado na criação e fortalecimento de relações de parceria, para a implementação de um sistema de gestão integrado eficiente, que permita alcançar as metas nacionais impostas pela Comissão Europeia, bem como o cumprimento dos requisitos estipulados em sede das licenças que gere, defendendo a concorrência como um elemento essencial à promoção da máxima eficiência na utilização dos recursos”. “O nosso foco é a procura constante de novas formas de criar valor acrescentado para os nossos aderentes e para os cidadãos”, sublinha.

A ERP Portugal garante o cumprimento legal a cerca de 700 aderentes, no âmbito dos fluxos específicos de resíduos que gere, seguindo a filosofia “De Produtores para Produtores”. Paralelamente ao serviço de compliance, tem apostado no aumento da sua rede de recolha de proximidade, atualmente composta por mais de 2600 pontos em todo o país. A capilaridade desta rede permite aos cidadãos encaminhar corretamente os seus resíduos, contribuindo deste modo para o cumprimento das metas de recolha nacionais e para o seu correto tratamento.

As iniciativas de informação, sensibilização e educação representam um total de investimento superior a 4,5 milhões de euros ao longo destes anos. É o caso da campanha Geração Depositrão, em funcionamento contínuo desde 2008, em parceria com o Programa Eco-Escolas, da Associação Bandeira Azul da Europa, destina-se a estabelecimentos escolares nacionais de todos os níveis de ensino.

Os números decorrentes desta campanha somam o envolvimento de mais de 420 mil alunos e 42 mil professores de mais de 900 escolas e entidades locais. Até à data foram recolhidas mais de 2100 toneladas de equipamentos e pilhas em fim de vida. A obrigação de promover e estimular projetos de I&D tem sido outro vetor de crescimento.

Criada no dia 13 de maio de 2005, a ERP Portugal integra a plataforma pan-europeia European Recycling Platform, fruto da associação entre quatro grandes fabricantes do setor dos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos – Electrolux, Grupo Gillette Portugal (atual Procter & Gamble), Hewlett-Packard Portugal e Sony (atual Sony Europe Limited, Sucursal em Portugal).