ERP Portugal e Novo Verde participam no seminário Eco-Escolas com a Geração Depositrão e Geração Verdão

ERP Portugal e Novo Verde participam no seminário Eco-Escolas com a Geração Depositrão e Geração Verdão

A ERP Portugal e a Novo Verde, entidades gestoras de resíduos, estarão em Lagoa (Algarve), nos dias 18 e 19 de janeiro, para participar no Seminário Nacional do Programa Eco-Escolas 2019. Neste evento, dirigido a professores, técnicos de Municípios e profissionais ligados à educação ambiental, a ERP Portugal e a Novo Verde estão presentes com as iniciativas Geração Depositrão e Geração Verdão.
A ERP Portugal e a Novo Verde participam no painel “Projetos para as Eco-Escolas”, dedicado à apresentação das dinâmicas das iniciativas e perspetivas para 2019 (dia 19, às 17h15).

Para Filipa Moita, Responsável de Comunicação e Sensibilização da ERP Portugal e da Novo Verde, “estes desafios mobilizam as escolas e a comunidade para a adoção efetiva de comportamentos ambientais, traduzidos no encaminhamento correto e seletivo de resíduos. Ao longo destes anos, temos sentido que a mensagem dirigida primeiramente às escolas é cada vez mais difundida às entidades e empresas locais, que se revelam agentes ativos na recolha, com especial destaque para os elétricos e eletrónicos em fim de vida. O contributo de todos é crucial para garantirmos que os resíduos chegam ao seu destino final, dando origem a matérias-primas secundárias e/ou ao tratamento de substâncias nocivas, como é o caso das pilhas e lâmpadas fluorescentes”.

A Geração Depositrão, promovida pela ERP Portugal, e a recém-criada Geração Verdão, promovida pela Novo Verde, são desafios lançados às Eco-Escolas, cujo objetivo é promover comportamentos ambientais corretos junto dos mais novos. O primeiro promove o encaminhamento adequado de equipamentos elétricos e eletrónicos e pilhas em fim de vida e o segundo dedica-se à sensibilização dos jovens na gestão de resíduos de embalagens. Deste modo, as escolas funcionam como pontos de recolha e informação sobre o tema.

Nos últimos anos, a Geração Depositrão envolveu mais de 900 escolas e entidades de todo o país, mobilizadas para a recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RPA). Importa também destacar os números expressivos destes 10 anos, já que no total foi possível o correto encaminhamento de mais de 2.500 toneladas de REEE e RPA. Neste momento decorre a 11.ª edição daquela que é a campanha escolar de recolha de REEE e RPA a decorrer há mais anos consecutivos, com o apoio da LG, Orima, Pingo Doce e Worten. Em paralelo decorrem atividades criativas da Geração Verdão nas Eco-Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O Seminário Nacional Eco-Escolas 2019, organizado em parceria com o município de Lagoa, constitui um momento de atualização, co-aprendizagem e partilha entre profissionais na área da educação para a sustentabilidade. Lagoa, Cidade Educadora, possui atualmente mais de 50% das suas escolas no Eco-Escolas. Consulte a agenda detalhada do seminário aqui.