ERP Portugal premeia escolas vencedoras da primeira fase da 13ª edição da Geração Depositrão

ERP Portugal premeia escolas vencedoras da primeira fase da 13ª edição da Geração Depositrão

A ERP Portugal acaba de revelar, em comunicado, os vencedores da primeira fase da 13ª edição da Geração Depositrão. No ano letivo 2020/2021, as escolas que participam nesta iniciativa são reconhecidas nos diferentes períodos com base nas atividades de recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e pilhas e acumuladores (RPA), e desafios criativos, lê-se numa nota divulgada pela ERP Portugal.

Ao longo do ano letivo existirão três fases de avaliação da atividade de recolha, em que serão premiadas três escolas em quatro categorias específicas de resíduos, nomeadamente: “equipamentos de frio/regulação de temperatura, TV e Monitores, Lâmpadas e Pilhas”.

No total desta primeira etapa foram “recolhidas mais de 80 toneladas, sendo que cerca de 50% deste total corresponde às categorias de resíduos deste desafio”, refere o comunicado.

De acordo com a ERP Portugal, na categoria de equipamentos de frio distinguiram-se a Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (3569kg), da Madeira, seguindo-se a Escola Secundária de Ponte de Sor (1882kg), de Portalegre, e a Escola Básica e Secundária Lajes do Pico (1708kg), nos Açores. Cada estabelecimento de ensino será premiado pela Worten com um frigorífico ou arca congeladora.

Também na categoria de televisores e monitores foram recolhidas mais de 14 toneladas deste tipo de resíduos. Destaque para a EB23 D. Manuel Faria Sousa (3077kg) do Porto, a Escola Básica e Secundária de Anadia (1294kg), de Aveiro, e a Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (593kg), da Madeira. As escolas vencedoras nesta categoria vão receber um novo LCD ou monitor da LG.

A ERP Portugal premeia ainda a recolha de lâmpadas, categoria onde se contabilizaram mais de 1000kg de recolhidos até ao momento, cujo “top 3” é ocupado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a EB 23 Delfim Santos e Externato Cooperativo da Benedita de Leiria. Nas pilhas registou-se uma recolha total de 5500 kg e as escolas premiadas foram a Escola Secundária de Adolfo Portela, a Escola Básica e Secundária de Ourém e a Escola Básica e Secundária de Anadia.

Filipa Moita, responsável de comunicação da ERP Portugal, reforça a importância dos resultados deste ano letivo: “Não tem sido um ano fácil a diversos níveis e é com enorme satisfação que verificamos que os alunos e toda a comunidade escolar continuam ativos nesta matéria. Estamos a chegar à reta final deste ano letivo, pelo que apelamos à participação massiva de todas as escolas e entidades geminadas, cada quilograma pode fazer a diferença! Para além do benefício ambiental, traduzido no correto tratamento e reciclagem dos resíduos, os participantes podem ganhar prémios e todas as recolhas a nível nacional contribuirão para o donativo a entregar ao IPO! Parabéns a todos! Continuamos a contar com o vosso empenho e dinamismo!”

Além das recolhas, decorrem ainda as atividades criativas, que vão desde quizzes à elaboração de cartazes e vídeos sobre a importância da reciclagem destes resíduos.

A Geração Depositrão é uma campanha da ERP Portugal, implementada em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco-Escolas, e conta com o apoio das marcas Decathlon, LG, Orima, Pingo Doce e Worten. Todas as novidades podem ser acompanhada no site da Geração Depositrão e no Instagram ou Facebook da ERP Portugal.