ERP Portugal premeia projetos criativos das escolas portuguesas

ERP Portugal premeia projetos criativos das escolas portuguesas

Já são conhecidos os projetos criativos vencedores das escolas Geração Depositrão, campanha da ERP Portugal, entidade gestora de resíduos, em parceria com o Programa Eco-Escolas, da Associação Bandeira Azul da Europa.

Ao longo do ano letivo 2019/2020 as escolas de todos os níveis de ensino foram desafiadas a responder a enunciados criativos relacionados com a reciclagem de elétricos e eletrónicos e pilhas em fim de vida, foco da iniciativa de sensibilização e mobilização de comportamentos sustentáveis a funcionar desde 2008.

De acordo com 3 escalões, alinhados com os níveis de ensino (Jardim de Infância, Ensino Básico, Secundário/Profissional e Superior), as escolas envolvidas submeteram mais de 260 trabalhos, com maior destaque para a atividade de construção de um Depositrão “doméstico” para armazenar pilhas usadas, feito com materiais reutilizados. No conjunto de escolas distinguidas, encontramos:

*Atividade de construção do Depositrão de pilhas usadas (todos os níveis de ensino):

– 1.º escalão – EB de S. Julião/Tavarede (Figueira da Foz), EB1/JI de Santa Cruz (Torres Vedras) e EB1 da Moita (Anadia);

– 2.º escalão – EB23 de S. Torcato (Guimarães), EB e Sec. Pintor José de Brito (Viana do Castelo) e Colégio de Nossa Senhora de Fátima (Leiria);

– 3.º escalão – Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo), Escola Secundária de Arganil (Arganil) e Escola Secundária de Fafe (Fafe).

*Atividade “Moldura de REEE” (JI e 1º Ciclo) – Universidade Sénior de Machico (Machico), Escola Básica de Ammaia (Marvão) e Associação de Promoção Social, Desportiva, Recreativa e Cultural de Moita de Boi (Pombal);

*Atividade “História da Viagem de um Eletrodoméstico” (JI e 1º Ciclo) – Escola Básica do Chafariz D’El-Rei (Évora), EB1 de Bustelo (Oliveira de Azeméis) e EB Hélia Correia (Mafra);

*Atividade “Vídeo Eletrodomésticos e Pilhas em Fim de Vida” (2º e 3º Ciclos; Ensino Secundário/Profissional e Superior):

– 1.º escalão – Colégio dos Plátanos (Sintra), Escola Básica de Góis (Góis) e EB123 Professor Carlos Teixeira (Fafe);

– 2.º escalão – Escola Secundária Dra. Laura Ayres (Loulé) e Escola Secundária João da Silva Correia (São João da Madeira).

Todas as escolas receberão um cheque oferta no valor de 100€ para a aquisição de materiais e equipamentos para as suas atividades.

Filipa Moita, responsável de comunicação da ERP Portugal, adianta que: “Estes desafios são lançados às escolas em conjunto com a atividade anual de recolha de resíduos para promover o contacto com os mesmos através de experiências criativas, numa ótica de prevenção e reutilização de materiais. A campanha visa evidenciar a importância de reduzir, reutilizar e reciclar os nossos resíduos para mitigar os seus impactos no planeta. É um projeto a longo prazo para preservação do futuro de todos nós e uma grande alavanca no nosso trabalho diário.”

É possível visualizar todos os prémios vencedores no site da Geração Depositrão.