ERP Portugal ultrapassa meta de recolha de pilhas e acumuladores

by Inês Gromicho | 9 Setembro 2016 09:46

Em 2015, a European Recycling Platform (ERP) foi responsável pela recolha de 119 toneladas de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A) em Portugal, resultantes dos 1.147 pontos geridos por si, em todo o país, para este efeito. O número de pontos de recolha cresceu 35% face a 2014.

A ERP Portugal sempre defendeu a importância das ações de comunicação e sensibilização, tendo ultrapassado em 2015 a obrigação de investimento nessas ações, contando com a canalização de 22% das receitas totais, mais 17% do que os 5% definidos em sede de licença.

De acordo com Rosa Monforte, diretora geral da ERP Portugal, “as campanhas de sensibilização associadas à rede de recolha Depositrão (escolas e lojas de distribuição, sobretudo) têm motivado o comportamento correto do consumidor que, deste modo, utiliza diversos pontos de recolha de proximidade, assegurando o atingimento das metas de recolha a que estamos obrigados.”

Desde o primeiro ano completo de atividade na gestão do fluxo específico de RP&A, a ERP Portugal tem superado as metas definidas. Remetendo para o ano de 2015, a ERP Portugal foi responsável pela recolha e encaminhamento para tratamento de 49% de resíduos de pilhas e acumuladores portáteis, antecipando o cumprimento meta da Europeia que se cifra em 45% a 26 de setembro de 2016.

A entidade gestora tem regras muito específicas, impostas pela licença que lhe foi atribuída pelo Estado Português, para efetuar a implementação da sua rede de recolha destes resíduos. Na realidade, sem ter que utilizar expedientes adicionais, apenas pode recolher RP&A nos locais em que recolhe os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE).

Ao longo dos últimos quatro anos sempre cumpriu com esta regra, que lhe permite hoje informar o cumprimento escrupuloso das condições da sua licença, o qual pode ser comprovado através da consulta dos relatórios anuais de atividade da ERP Portugal, que se encontram aprovados pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/erp-portugal-ultrapassa-meta-de-recolha-de-pilhas-e-acumuladores-2/