ERSAR: Água distribuída pela Águas de Santo André é 100% segura

ERSAR: Água distribuída pela Águas de Santo André é 100% segura

Categoria Advisor, Empresas

A Água para consumo humano fornecida pela Águas de Santo André (AdSA) é 100% segura e pode ser ingerida pela população servida com toda a confiança. A constatação faz parte dos dados do Relatório de “Controlo Qualidade da Água para Consumo Humano”, cuja divulgação é assegurada pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos), refere a AdSA, num comunicado.

Segundo a ERSAR, a Água da AdSA obteve “100% de conformidade em todas as análises realizadas no sistema de abastecimento e na torneira do consumidor”, tornando a empresa, numa das entidades gestoras com resultados de excelência.

A qualidade da água distribuída pela AdSA é controlada através do Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA), aprovado pela Entidade Reguladora de Águas e Resíduos (ERSAR). Paralelamente a este programa, a AdSA tem implementado um outro de Controlo Operacional (CO), que complementa o anterior e permite verificar todo o sistema de abastecimento, desde a origem, antecipando a deteção de possíveis anomalias e a sua resolução. Este controlo é desenvolvido através de colheitas de água efetuadas na torneira do consumidor normalmente utilizada para extrair água para consumo humano (escolas, infantários, cafés e outros clientes domésticos) e analisadas em laboratório acreditado pelo IPAC, lê-se no mesmo comunicado.

No âmbito deste PCQA e do Controlo Operacional, em 2020, foram efetuadas 2430 análises, sendo que “não foram detetados incumprimentos aos valores paramétricos”, o que evidencia a “prestação de um serviço de excelência” por parte da empresa a todos os seus clientes, precisa a nota.