ERSAR distingue 72 entidades gestoras com selo “Qualidade exemplar da água para consumo humano”

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) atribuiu o selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano” a 72 as entidades gestoras do setor da água, as quais abrangem 50,9% da população.

Para a atribuição dos selos foi verificado, entre outros aspetos, o cumprimento de todos os critérios previstos no respetivo regulamento, nomeadamente o cumprimento do prazo legal de submissão do programa de controlo da qualidade da água (PCQA); 100% de cumprimento do número de análises agendadas no PCQA; ≥ 99,0% de cumprimento dos valores paramétricos; ≥ 99,0% de cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina 1 (bactérias coliformes e Escherichia coli).

Os selos serão entregues a cada uma das entidades gestoras na Cerimónia ERSAR relativa à atribuição de “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos”, integrada no ENEG 2025 – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, no dia 18 de novembro, às 17h30, no Europarque, em Santa Maria da Feira.

Esta lista da ERSAR segue-se à divulgação, no dia 30 de setembro, dos dados do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos de 2025 (RASARP), referentes à qualidade da água, segundo os quais em 2024, o indicador “Água Segura” em Portugal continental se situou em 98,86%. Este é o 10.º ano consecutivo em que o país regista um valor de 99% neste indicador que mede a qualidade da água na torneira dos consumidores.