ERSE: Endesa ganha quota em Portugal e já lidera no fornecimento às empresas

A Endesa continua a aumentar as suas quotas de mercado em Portugal. De acordo com os dados do último boletim mensal da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sobre o Mercado Liberalizado de Eletricidade, a Endesa lidera o segmento empresarial (B2B) em Portugal, somando as quotas de mercado dos Grandes Consumidores, Consumidores Industriais e Pequenos Negócios.

Em comunicado, o diretor B2B da Endesa Portugal, Miguel Mendes, refere que “no setor da eletricidade, tal como acontece em Espanha, o objetivo é consolidar a nossa posição de líder natural no mercado empresarial português. Neste momento temos uma quota no segmento empresarial de aproximadamente 22,4%, com o objetivo de crescer em número de clientes em todos os segmentos, com especial enfoque no segmento de menor consumo e também no setor público administrativo. No caso da comercialização do gás natural, a Endesa está também presente no setor empresarial (B2B) com uma quota de 12,8% nos grandes clientes e com o objetivo de manter o segundo lugar no mercado português de gás natural.”

Os mesmos dados revelam que no segmento residencial, a Endesa é a comercializadora que maior número de clientes captou, desde janeiro, tanto em eletricidade como no gás natural. Inés Roque, directora B2C da Endesa Portugal, declara que “o sucesso e desenvolvimento da comercializadora em Portugal é muito relevante. A Endesa, no segmento residencial é a empresa que maior número de clientes captou, quando outras comercializadoras como Iberdrola e EDP perderam carteira de clientes. Em breve, atingiremos os 500.000 clientes. A nossa estratégia baseia-se na claridade, a transparência, a digitalização e a inovação”.

Ao mesmo tempo, segundo o último Relatório mensal da ERSE sobre o Mercado Liberalizado de Eletricidade, o número de consumidores cresceu 2,4% em julho, face ao mesmo mês de 2019, e atingiu os 5,3 milhões de clientes. São ainda mais 12,1 mil do que em junho, divulgou o regulador.

Aumento também no gás natural

No gás natural, segundo o regulador, a Endesa ocupa a segunda posição por consumo, com um 12% (aumento de quota de mercado de 0,1 pontos porcentuais, quando comparado com o mês de junho).

No segmento de grandes consumidores de gás natural, a Endesa registou também um aumento de quota em 0,2 pontos (12,8%), na segunda posição, diz o relatório.

Sucesso nas renováveis

Além deste crescimento de quotas de mercado, a Endesa está também a apostar em Portugal, no reforço da sua presença na produção de energias renováveis, com especial relevo para a energia solar.

Ainda recentemente a Endesa Generación Portugal – subsidiária da espanhola Endesa, do Grupo Enel-, ganhou um lote de 99 MW de potência solar no segundo leilão de energias renováveis promovido pelo Governo Português. A central, localizada no Algarve, será desenvolvida, construída e operada pela empresa de renováveis do Grupo Enel, a Enel Green Power, e constituirá o primeiro projeto renovável com armazenamento do Grupo na Península Ibérica. Trata-se de um investimento de aproximadamente 90 milhões de euros para a construção do projeto localizado na região do Algarve, cuja operação deverá iniciar-se em 2024, refere a Endesa.