ERSUC desafia “Mercados a Reciclar” na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

ERSUC desafia “Mercados a Reciclar” na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

A ERSUC associa-se à Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos, que decorre de 21 a 29 de novembro de 2020 em toda a Europa. Esta iniciativa pretende alertar e sensibilizar para as questões que se prendem com a produção de resíduos, o seu correto encaminhamento e os comportamentos que devem ser tidos em conta de forma a reduzir e até mesmo evitar a sua produção.

Durante esta semana a ERSUC, em parceria com os municípios, vai dinamizar a ação Mercados a Reciclar. Com esta ação a entidade pretende atribuir o galardão de “Mercado a Reciclar” aos mercados aderentes, que se destacam pelo “compromisso de redução do impacte ambiental resultante do mercado, promovendo a gestão adequada dos resíduos”, lê-se no comunicado enviado pela ERSUC. Para esta entidade, um “Mercado a Reciclar” representa um mercado com caráter de “responsabilidade e preocupação com a sustentabilidade”, o que será um elemento diferenciador.

Uma equipa da ERSUC vai estar, assim, nos mercados a sensibilizar os feirantes e público em geral para a correta separação dos recicláveis, disponibilizando meios que permitam essa separação. A ação contribui para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.

A ERSUC está com os Mercados a Reciclar dia 22 de novembro no Município da Anadia no Mercado de Vilarinho do Bairro, dia 24 de novembro no Município de São João da Madeira no Mercado Municipal, dia 26 de novembro no Município de Arganil na Feira de Arganil e dia 29 de novembro no Município de Oliveira do Bairro na Feira da Palhaça. Todas as ações estão registadas no website Europeu da iniciativa em www.ewwr.eu .

Também durante essa semana, dia 25 de novembro a ERSUC, o Município de Águeda e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda farão a assinatura de um protocolo para a gestão e sensibilização para o correto encaminhamento de recicláveis, no âmbito do projeto do Município de Águeda de utilização de uma máquina de recolha de resíduos recicláveis em troca de benefícios para os cidadãos.

Dia 26 de novembro a ERSUC irá participar no Webinar “Desafios dos Municípios para a Economia Circular: Bioresiduos” promovido pelo Município de Albergaria-a-Velha, com a apresentação: “Adaptaçao dos TMB e das Estações de Transferência para a receção e tratamento dos bioresíduos.”

Miguel Ferreira, Administrador Executivo da ERSUC, deixa ainda o apelo “para que as preocupações desta semana se possam desenvolver ao longo de todo o ano, e traduzir-se na mudança de alguns hábitos, que farão toda a diferença na redução de resíduos e no seu correto encaminhamento para reciclagem”.

Durante a semana a ERSUC e as restantes empresas do Grupo EGF desenvolvem iniciativas junto dos media no âmbito da campanha “O Futuro do Planeta Não é Reciclável”.