ERSUC junta-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com várias ações de sensibilização

ERSUC junta-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com várias ações de sensibilização

A ERSUC associa-se à Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos, que decorre de 20 a 28 de novembro de 2021 em toda a Europa. Esta iniciativa pretende alertar e sensibilizar para as questões que se prendem com a produção de resíduos, o seu correto encaminhamento e os comportamentos que devem ser tidos em conta de forma a reduzir e até mesmo evitar a sua produção.

O tema deste ano “Comunidades Circulares” desafia os participantes a agir em conjunto para formar comunidades circulares destinadas a prevenir a produção de resíduos.

Pondo em prática esta dinâmica de parcerias, durante esta semana a ERSUC, em colaboração com os Municípios, vai dinamizar diversas ações em que a sustentabilidade, a alteração de comportamentos e a reciclagem são uma mensagem constante.

“Mercado a Reciclar”. Com esta ação a ERSUC pretende atribuir o galardão de “Mercado a Reciclar” aos mercados aderentes, que se destacam pelo compromisso de redução do impacte ambiental resultante do mercado, promovendo a gestão adequada dos resíduos. Um “Mercado a Reciclar” representa um mercado com caráter de responsabilidade e preocupação com a sustentabilidade, o que será um elemento diferenciador.

Uma equipa da ERSUC vai estar nos mercados a sensibilizar os feirantes e público em geral para a correta separação dos recicláveis, disponibilizando meios que permitam essa separação. No próximo dia 25 de novembro, a ERSUC está com os “Mercados a Reciclar” no Município da Murtosa, na Feira de Pardelhas, no dia 26 de novembro no Município de Condeixa no Mercado Municipal e no dia 27 de novembro no Município de Figueiró dos Vinhos no Mercado Municipal de Figueiró dos Vinhos.

“Reciclar na Escola”. Durante esta semana, a ERSUC em parceria com o município de Oliveira do Bairro irá desenvolver a ação Reciclar na Escola que vai disponibilizar mini-ecopontos domésticos a todas as turmas das escolas do município, incentivando à separação dos recicláveis em ambiente escolar.

“Carnaval de Estarreja a reciclar”. Em parceria com o município de Estarreja, no dia 24 de novembro, a ERSUC vai atribuir o Cheque Ecoevento resultante da edição 2020 do Carnaval de Estarreja e realizar a primeira ação de sensibilização para a separação de recicláveis, às associações participantes na edição do Carnaval de Estarreja 2022.

“Reciclar em casa”. Em parceria com o município de Oliveira de Azeméis, a Ersuc no dia 27 de novembro está no mercado provisório de Oliveira de Azeméis com a oferta de mini-ecopontos domésticos aos clientes do mercado.

Já no dia 26 de novembro, a ERSUC irá participar na conferência “As Novas Comunidades Circulares” promovida pelo Município de Águeda, com a apresentação: “Adaptação dos TMB da Ersuc para a receção e tratamento dos biorresíduos.”

Miguel Ferreira, sdministrador executivo da ERSUC, deixa ainda o apelo “para que as preocupações desta semana se possam desenvolver ao longo de todo o ano, e traduzir-se na mudança de alguns hábitos, que farão toda a diferença na redução de resíduos e no seu correto encaminhamento para reciclagem”.