Escola Azul alcança 36 mil participantes em 250 escolas espalhadas pelo país

by Cristiana Macedo | 23 Fevereiro 2021 15:56

A Escola Azul é um programa de Literacia do Oceano promovido pela Direção-Geral de Política do Mar que, quatro anos depois de dar início ao programa, atinge um marco importante de 36 mil participantes em 250 escolas espalhadas pelo país. A iniciativa tem como principal objetivo compreender e agir em prol do Oceano, e tem vindo a marcar uma forte imagem em Portugal, como também a nível internacional, diz a organização responsável em comunicado.

Ricardo Serrão Santos, ministro do Mar, congratula o sucesso da Escola Azul e assinala este marco como um passo indispensável no futuro do Oceano: “Os jovens sentem cada vez mais o apelo e a urgência da proteção do ambiente marinho. Acredito firmemente que o programa Escola Azul contribuiu para essa maior consciência de que, sem um oceano saudável, estaremos a hipotecar o futuro da nossa passagem por este Planeta, onde evoluímos e prosperámos. Parabéns às comunidades escolares das 250 escolas azuis, por fortalecerem o conhecimento e os laços que nos unem ao Oceano”.

Este é um programa inscrito na Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 e tem revelado um sucesso cada vez mais crescente em Portugal:“O grande sucesso é termos conseguido que a Escola Azul evoluísse para funcionar como uma comunidade que engloba professores, alunos, parceiros e municípios. Este número representa uma consolidação do programa com uma comunidade esta que está extraordinariamente empenhada em dar resposta a todos os desafios que lançamos, mesmo em contextos complexos como os que temos vivido”, refere Raquel Costa, coordenadora do programa, revelando que “o programa tem superado todas as nossas expectativas. Por vezes, são as próprias escolas que nos desafiam e isso é fantástico. As escolas propõem-se a incluir o mar no currículo e é notório um amadurecimento nas suas propostas”.

A Escola Azul tem tido inclusive um notável reconhecimento internacional, tendo sido inspiração para outras iniciativas europeias e internacionais, bem como a sua distinção pela UNESCO como um caso de sucesso de implementação de Literacia do Oceano.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/escola-azul-alcanca-36-mil-participantes-em-250-escolas-espalhadas-pelo-pais/