Escola Electrão vai levar mil alunos e professores ao Rock in Rio-Lisboa

Escola Electrão vai levar mil alunos e professores ao Rock in Rio-Lisboa

A Escola Electrão vai levar ao Rock in Rio-Lisboa as várias escolas que participaram nesta ação, num total de mil alunos e professores de todo o país. A sessão de encerramento e anúncio dos vencedores desta iniciativa de sensibilização da Amb3E, que desafia as escolas a recolher aparelhos elétricos e pilhas usadas, vai ter lugar na Cidade do Rock, no Parque da Bela Vista, no dia 27 de maio.

Durante uma manhã, todos estes alunos e professores vão ser convidados especiais da área VIP, onde vai decorrer a cerimónia de entrega de prémios. Esta é a primeira vez que uma iniciativa desta natureza acontece no Rock in Rio-Lisboa. Para muitos dos jovens, esta será uma oportunidade única de visitarem a Cidade do Rock. Durante a tarde, além dos vários concertos, os alunos poderão assistir aos espetáculos e animações de rua da EDP Rock Street, além das já tradicionais diversões como slide e roda gigante, e iniciativas que vão transformar o recinto num verdadeiro parque temático da música.

Neste dia, os alunos poderão ainda divertir-se com as ativações Electrão no Parque da Bela Vista, onde a Amb3E vai convidar todos os festivaleiros a “Reciclar ao som do Rock.” Na loja Electrão, poderão participar num jogo que, de uma forma original, os vai fazer conhecer melhor a Rede Electrão.

Pedro Nazareth, diretor geral da Amb3E, associação que gere a Rede Electrão, refere que “a Escola Electrão conta já com quatro edições, nas quais foram recolhidas cerca de cinco mil toneladas de resíduos. Contudo, queremos continuar a inovar de forma a envolver mais as escolas e sensibilizá-las para a importância da reciclagem deste tipo de resíduos. Este ano, temos mais de 300 escolas inscritas, num total de, aproximadamente, 240 mil alunos e o balanço que fazemos é extremamente positivo.”

A Escola Electrão é uma campanha da Amb3E, que pretende sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, para a importância da reciclagem dos equipamentos elétricos e pilhas usadas. Conta com o apoio da Direção Geral da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente.

A escola que reunir mais resíduos será premiada com 10 mil euros e as que conseguirem recolher mais lâmpadas e pilhas receberão dois mil euros cada. Também serão atribuídos dois prémios per capita de 1500 e 1000 euros, e 20 prémios para os vencedores distritais, de 750 euros cada. Haverá, ainda, um prémio de sensibilização ambiental, que pretende destacar os projetos de educação ambiental que representem um benefício para a Escola, no valor de 2500 euros. Adicionalmente, será atribuída uma bonificação de 50 euros/tonelada para todas as escolas que encaminhem mais de uma tonelada de resíduos para a Rede Electrão da Amb3E.