Escolas de Arcos de Valdevez integram projeto nacional Eco-Escolas

Escolas de Arcos de Valdevez integram projeto nacional Eco-Escolas

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou recentemente a celebração do protocolo de parceria com a ABAE-Eco-Escolas para 2015/ 2016 relativamente ao projeto nacional Eco-Escolas. Através deste protocolo a Câmara Municipal irá apoiar as escolas inscritas no desenvolvimento de diversas iniciativas, entre as quais a produção e distribuição e envio de materiais, possibilidade de participação nos subprojetos, formação creditada e não creditada, apoio técnico pedagógico e custos inerentes à atribuição do Galardão, nomeadamente produção de bandeiras e certificados, organização do Dia das bandeiras verdes, etc.

De referir que o Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Para Receber a Bandeira Verde a escola tem de demonstrar ter seguido a metodologia dos 7 passos, nomeadamente o Conselho Eco-Escolas, a Auditoria Ambiental, o Plano de Ação, o Trabalho Curricular, a Monitorização e Avaliação, o Envolvimento da Comunidade e o Eco-Código.

Tem ainda de concretizar pelo menos 2/3 do seu plano de ação e realizar atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos um dos temas do ano (2015-16: agricultura biológica, mar, mobilidade sustentável, alimentação saudável e sustentável).

O plano de ação é desenhado por cada escola e deverá tomar em conta a Agenda de prioridades de ação/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas. Em paralelo as escolas são desafiadas a participar em diversos subprojectos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.