Especialistas reúnem-se no Porto em jornadas sobre resíduos

by Redação Ambiente Magazine | 23 Novembro 2017 11:20

Os avanços na gestão de resíduos urbanos estão no centro do debate das 10ª Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos (JTIR), organizadas pela Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), que decorrem até esta quinta-feira. No arranque dos trabalhos, no campus do Instituto Superior de Engenharia do Porto, o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, falou aos conferencistas.

Nesta edição, constam dez intervenções, master classes e visitas técnicas. Para esta quinta-feira, estão previstas master classes, a partir das 9:15, sobre a recolha seletiva de bioresíduos, limpeza urbana e a utilidade do marketing para comunicar e sensibilizar para a temática, com a participação de três especialistas: Michele Giavini, da Italian Composting Association, Hervé Guillaume, da Association des Villes pour la Properté Urbaine, e Mário Raposo, da NOWA.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em conjunto com a Serviços Urbanos e Meio Ambiente, S.A., abrem a tarde, preenchida por uma visita técnica ao sistema de limpeza urbana do municipío. O encontro prevê ainda uma visita organizada pela Maiambiente E.M. ao circuito de recolha porta-a-porta e outra pelo Centro de Triagem, a Central de Valorização Orgânica e a Central de Valorização Energética às unidades operacionais da LIPOR.

As 10ª JTIR focam-se em temas considerados prioritários para o setor, sobretudo no contexto na recolha de resíduos: a recolha seletiva porta-a-porta, a recolha de bioresíduos, sistemas payt, entre outros.  Estes encontros pretendem refletir, apresentar novas ideias e soluções para um crescimento positivo. Destinam-se a decisores políticos, especialistas, técnicos, investigadores, docentes, estudantes e outros os profissionais do setor do ambiente.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/especialistas-reunem-se-no-porto-em-jornadas-sobre-residuos/