Esposende alerta para a poluição dos oceanos através da exposição “Mar de Plástico”

Esposende alerta para a poluição dos oceanos através da exposição “Mar de Plástico”

No âmbito do programa das Oficinas de Férias, do Centro Educação Ambiental – Verão 2017, encontra-se patente a exposição itinerante “Mar de Plástico”. Destinada a alertar a população para os graves problemas gerados pelos resíduos de plástico no oceano, a exposição é organizada pela Campanha Ocean Action do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – Universidade do Porto) e estará patente até 15 de setembro, no Centro de Acolhimento do Centro de Educação Ambiental.

Na exposição “Mar de Plástico” os visitantes são convidados a atravessar um corredor de objetos de plástico, que permite percecionarem o efeito opressivo da acumulação do plástico no meio marinho. A exposição também integra um supermercado de plástico constituído por uma infinidade de objetos de uso diário, recolhidos durante ações de limpeza de praias, realizadas no âmbito da campanha Ocean Action, etiquetados não com as respetivas datas de validade, mas com o tempo de vida esperado de cada objeto no mar, o qual pode alcançar em alguns casos as largas centenas ou milhares de anos.

A exposição apresenta ainda uma mostra de trabalhos premiados no concurso “Poluição do Oceano”, organizado para escolas a nível nacional, nas modalidades reciclarte, cartaz de sensibilização, fotorreportagem e infografia.

Segundo José Teixeira, coordenador da Campanha Ocean Action, “a exposição recorre ao uso da arte e a diferentes ferramentas de comunicação com forte impacto visual para atrair a atenção da sociedade para o problema do lixo marinho e alertar assim para a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis pela população”.

A exposição pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h30.