Esposende promoveu seminário sobre “Construção Sustentável e Aspetos Bioclimáticos da Construção”

Esposende promoveu seminário sobre “Construção Sustentável e Aspetos Bioclimáticos da Construção”

A cidade de Esposende acolheu na passada sexta-feira, dia 5 de julho, o seminário “Construção Sustentável e Aspetos Bioclimáticos da Construção”. O evento decorreu no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio. Nas palavras de Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende e presidente da direção da Agência de Energia e Ambiente do Cávado, “Esposende é uma referência ao nível do urbanismo, devido ao planeamento e à decisão política; ao nível do ambiente, pois já desenvolvemos educação ambiental há mais de vinte anos; e a nível da arquitetura, acolhendo edificações que resultaram de projetos de alguns dos maiores vultos da arquitetura nacional”.

Por seu turno, Luís Macedo, primeiro secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM), apontou as “muitas preocupações na área do ambiente, decorrentes das alterações climáticas”, para sustentar a necessidade de “promover obras e projetos de eficiência energética”.

Promovido pela Agência de Energia e Ambiente do Cávado, em parceira com a CIM Cávado, o Município de Esposende, a Universidade do Minho e a Escola Superior Gallaecia, este seminário constituiu uma oportunidade de partilha de conhecimentos e experiências sobre a temática da construção sustentável e aspetos Bioclimáticos da Construção. O seminário terminou com uma visita técnica a uma obra de referência construída em taipa (terra enformada), numa freguesia do concelho de Esposende.