Esri Portugal ajuda proteção civil de Cabo Verde a monitorizar furacão Fred

by Inês Gromicho | 3 Setembro 2015 15:42

A Esri Portugal, líder na tecnologia de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) em Portugal, está a ajudar a proteção civil de Cabo Verde a monitorizar o furacão Fred, fenómeno meteorológico que está a afetar o arquipélago desde segunda-feira.

A tecnologia ArcGIS acompanhou a evolução do furacão em tempo real e vai, agora, servir para lidar com catástrofes naturais futuras. O trabalho de centralização da informação permitiu registar as situações, gerir ocorrências reportadas e ainda aceder a um resumo das operações, direcionado tanto à população, como aos meios de comunicação social.

Nuno Coelho, coordenador para o Mercado de Cabo Verde da Esri Portugal, defende que a tecnologia ArcGIS “é uma plataforma inovadora, versátil e que permitiu criar sinergias para que a proteção civil e outras entidades envolvidas pudessem dar uma resposta mais rápida e mais eficaz”. O coordenador destacou, ainda, a importância do trabalho desenvolvido com a proteção civil de Cabo Verde e o seu impacto no futuro. “A recolha de dados com a componente geográfica e imagens associadas permite o armazenamento da informação necessária para uma análise detalhada, pós furacão, abrindo-nos as portas para conseguirmos lidar com situações semelhantes que possam acontecer no futuro”, concluiu.

O furacão Fred colocou Cabo Verde em alerta, na passada segunda-feira, e deixou um rasto de destruição, com cerca de 60 famílias desalojadas e aeroportos encerrados por todo o arquipélago.

 

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/esri-portugal-ajuda-protecao-civil-de-cabo-verde-a-monitorizar-furacao-fred/