“Está na altura de investir melhor no que queremos ver no mundo” defende Leyla Acaroglu

“Está na altura de investir melhor no que queremos ver no mundo” defende Leyla Acaroglu

A designer e ambientalista, Leyla Acaroglu, foi o grande destaque do quarto e último dia do GreenFest Estoril, onde deu uma palestra para uma plateia cheia, destacando os temas da interligação do ser humano com a Natureza e como ele deve retribuir para o meio ambiente e como o Design faz parte do planeta.

Galardoada com uma Champions of The Earth, título de reconhecimento internacional pelo seu trabalho nos sectores de ambiente, ciência e inovação, Leyla Acaroglu, desenvolve os seus projetos à volta das suas duas grandes paixões o Design e o Ambiente, sendo fundadora da UnSchool of Disruptive Design e de duas agências de design, a Disruptive Design e a Eco innovators.

A designer, criadora do Disruptive Design Method, um processo de três partes para ativar a mudança social através do design, fundou em 2017, em Portugal, um Brain Spa for creative optimists, um espaço para aprendizagem experiencial e ativar o otimismo criativo como uma ferramenta para resolver problemas do mundo real como as abordadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidas pela ONU.

Leyla Acaroglu, defende que são os consumidores que decidem o design do futuro do nosso ambiente: “Cada vez que compramos um produto ou serviço, essencialmente estamos a reforçar a existência daquele produto e da maneira como ele é produzido. Quanto mais procura houver para produtos ‘daninhos’, mais elementos que danificam o meio ambiente vão ser produzidos para dar resposta. Está na altura de investir melhor no que queremos ver no mundo, porque todos nós contribuímos para o design do futuro.”

A ambientalista de seguida enalteceu a ligação do ser humano ao meio ambiente: “Nós todos fazemos parte de um belo sistema criado pela natureza, todos nós somos seres biológicos o que significa que precisamos de inputs da natureza e temos a necessidade de ter outputs, que deviam ser devolvidos à natureza e não estão a ser feitos. Temos que nos aperceber que estamos numa relação interligada com a natureza.”

O GreenFest é o maior evento de sustentabilidade do país e trouxe este ano ao Centro de Congressos do Estoril milhares de pessoas, durante os dias 11 e 14 de outubro, onde estiveram presentes oradores ambientalistas internacionais como Leyla Acaroglu, Erik Huss e Calixto Suarez, bem como vários palestrantes portugueses, e várias empresas amigas do ambiente, como o INL, com a sua casa sustentável. Em Junho do próximo ano o GreenFest realiza a 2.ª edição da iniciativa em Braga, sendo que em outubro regressa ao Estoril.