Estações de tratamento de água abertas e workshop assinalam Dia Nacional da Água

Estações de tratamento de água abertas e workshop assinalam Dia Nacional da Água

Categoria Águas, Ambiente

Amanhã, dia em que se comemora o Dia Nacional da Água, o Grupo AdP – Águas de Portugal promove a realização de um conjunto de iniciativas que, de norte a sul do país, pretendem “destacar a importância da qualidade e da inovação na gestão dos serviços de abastecimento e de saneamento de águas residuais”, lê-se em comunicado.

No Porto, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), irá decorrer um workshop que resulta de um projeto de investigação e desenvolvimento sobre a aplicação de modelos inspirados no funcionamento do cérebro humano com vista a aumentar e otimizar a produção de energia a partir do biogás resultante do tratamento das lamas produzidas em estações de tratamento de águas residuais (ETAR). O workshop, denominado “Redes Neuronais Artificiais: aplicações e potencialidades”,  decorre no auditório magno do ISEP durante o dia inteiro envolvendo uma grande diversidade de temas e um conjunto alargado de profissionais de diversos setores de atividade e do meio académico .

A acrescer a esta iniciativa, com o objetivo de dar a conhecer os processos de tratamento de água para consumo e das águas residuais, várias infraestruturas das empresas do Grupo AdP estarão de portas-abertas para serem visitadas pela população.

O Dia Nacional da Água é comemorado em Portugal a 1 de outubro e destina-se a assinalar o início do ano hidrológico, correspondente ao período de 12 meses compreendido entre o início de duas estações de chuva consecutivas.