Estão abertas as candidaturas ao Prémio Green Heart by Cork+

A WWF Portugal anuncia a abertura das candidaturas ao pagamento Green Heart of Cork+ (GHoC+). Este pagamento será atribuído anualmente, numa parceria entre a WWF Portugal e o FSC ® Portugal , premiando a gestão florestal responsável em todo o país. As candidaturas estarão abertas até 31 de março, através de um formulário online. Em abril terá lugar a avaliação pelo júri e os prémios serão atribuídos em junho.

O GHoC, um dos projetos mais antigos da WWF Portugal, foi reestruturado em junho do ano passado e inclui agora três categorias às quais os produtores se podem candidatar: o GHoC+ Clássico, que valoriza a gestão responsável do montado de sobro e contribui para a conservação da biodiversidade em áreas de recarga de aquíferos; o GHoC+ Certificação, que estimula a expansão da certificação FSC (Forest Stewardship Council ® ) da gestão responsável do montado de sobro e azinho; e o GHoC+ Eco, que reconhece propriedades com certificação FSC que implementem práticas avançadas de manutenção, melhoria ou restauro da biodiversidade e serviços de ecossistemas. Em todas as categorias são tidos em conta critérios geográficos (características naturais das áreas), de gestão ativa dos ecossistemas (práticas responsáveis) e sociais (condições de trabalho e relações com as comunidades locais).

O GHoC+ atua desde 2011 na conservação da maior mancha de sobreiro do mundo, localizada na margem esquerda do Tejo, e foi agora estendido a todo o território nacional. Desde o início do projeto, já foram entregues 45 prémios, num total de 79.000 euros de pagamentos por serviços dos ecossistemas, a proprietários com boas práticas florestais e que contribuem para a conservação do montado, sistema fundamental na nossa paisagem.

O formulário de candidatura está disponível aqui .

O regulamento completo deste pagamento está disponível aqui.