“Este Natal os enfeites estão por tua conta” contou com a participação de mais de 250 mil alunos

“Este Natal os enfeites estão por tua conta” contou com a participação de mais de 250 mil alunos

A Tetra Pak e a Compal, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, anunciam os resultados do concurso “Este Natal os enfeites estão por tua conta”, uma iniciativa dirigida à rede nacional de Eco-Escolas, que teve como objetivo apelar de forma lúdica e criativa para a importância da reciclagem e proteção do ambiente. Foram premiadas seis escolas de todo o país e atribuídas quatro menções honrosas., refere a empresa em comunicado.

O passatempo “Este Natal os enfeites estão por tua conta” veio desafiar as escolas portuguesas da rede nacional de Eco-Escolas a realizarem enfeites de Natal originais a partir de embalagens de cartão da Tetra Pak da marca Compal, com o selo FSC®. Segundo a empresa, participaram na atividade mais de 250 mil alunos de diferentes graus de ensino, tendo sido submetidos no total cerca de 600 trabalhos. Será atribuído um prémio monetário a cada uma das escolas vencedoras, que deverá ser aplicado em materiais para tornar as escolas mais sustentáveis.

Os premiados da atividade distribuem-se em dois escalões: o primeiro destinado a jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico, e o segundo a escolas de outros níveis de ensino até ao 3.º ciclo. As escolas premiadas foram:

  • 1.º Escalão – Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares – Gaula (Santa Cruz);
  • 1.º Escalão – Colégio dos Plátanos (Sintra);
  • 1.º Escalão – Jardim de Infância da Castanheira (Águeda).
  • 2.º Escalão – Escola Secundária de Arouca (Arouca);
  • 2.º Escalão – Escola Secundária de Vendas Novas  (Vendas Novas);
  • 2.º Escalão – Escola Secundária Gabriel Pereira (Évora).

Foi ainda decidida a atribuição de quatro menções honrosas às seguintes escolas: do 1.º escalão, Escola EB1/PE/Creche do Caniçal (Machico), Escola EB1/PE/Creche da Nazaré (Funchal); do 2.º escalão, à Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga) e à Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite (São João da Madeira).

Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibériaafirma que “este passatempo faz parte de um amplo leque de iniciativas escolares que ativamente promovemos ao longo do ano, e é com um sentimento de missão cumprida que o damos por concluído. Procuramos impactar a comunidade escolar de forma criativa, lúdica e educacional, alertando os jovens para a importância da reciclagem, da correta deposição das embalagens no contentor amarelo e da proteção do ambiente, através da implementação de práticas sustentáveis. A qualidade dos trabalhos submetidos e a elevada adesão a esta atividade, que contou com cerca de seiscentas participações apenas nesta edição, demonstram a relevância de iniciativas como esta para as escolas portuguesas, o que representa para nós motivo de grande orgulho e satisfação”.

Para Ana Rita Martins, marketing manager da Compal, “dar o melhor pela fruta também é assegurar a sustentabilidade em toda a cadeia de valor e iniciativas como esta permitem reforçar a promoção da consciencialização e educação ambiental junto das camadas mais jovens. Simultaneamente, garantimos que as nossas embalagens ganham uma nova utilidade e valor, ao serem transformadas das mais diversas maneiras com uma criatividade e originalidade notáveis. Parabenizamos todas as escolas que participaram no passatempo e que escolheram ter um Natal com enfeites sustentáveis e únicos”.

De acordo com Margarida Gomes, coordenadora nacional do Programa Eco-Escolas, “construir o futuro que queremos para o nosso planeta é uma responsabilidade partilhada por todos e os mais jovens têm um papel fundamental nesse sentido. Desde um Natal mais ecológico, criativo e com um valor emocional acrescentado pelo facto de os enfeites serem produzidos pelos próprios alunos, à sensibilização para a reutilização de materiais, para a prática da reciclagem com o depósito das embalagens no contentor amarelo, passando pela atribuição de prémios monetários às escolas para que se tornem mais sustentáveis, os benefícios que atividades como esta trazem à rede nacional de Eco-Escolas são imensos. Todos os alunos e escolas participantes estão de parabéns e é com muita satisfação que vemos o volume de participações a aumentar de edição para edição.”

Para mais informações sobre o passatempo e os vencedores, basta consultar o website oficial do passatempo.