Estratégia Ambiental em Oliveira do Bairro

No início do mês de abril, o município de Oliveira do Bairro iniciou a distribuição gratuita de 25.500 contentores mini-ecopontos por todas as moradias unifamiliares do concelho, para recolha de resíduos recicláveis. Este projeto, com designação “Separar para mais Reciclar”, prevê recolhas porta-a-porta semanais, para os resíduos de papel e cartão, plástico e metal, e quinzenais, para os resíduos de vidro.

Os objetivos do projeto são incrementar a capacidade de deposição dos resíduos recicláveis e sensibilizar a população para a importância da sua separação, de forma a aumentarmos a quantidade e qualidade de resíduos a encaminhar para reciclagem, diminuindo a quantidade de resíduos urbanos a depositar em aterro. Muito brevemente, será implementado um projeto piloto do sistema PAYT (Pay-As-You-Throw) e outro na área dos biorresíduos, ambos inovadores e demonstrativos do pioneirismo do Município de Oliveira do Bairro neste setor.

Estes projetos são o culminar de uma estratégia ambiental, que tem vindo a ser implementada pelo nosso Município nos últimos anos. A construção de redes de abastecimento de água e recolha de águas residuais com percentagens de cobertura ao nível europeu, o fomento da reciclagem nos resíduos domésticos praticamente desde que se começou a fazer em Portugal, e a adesão permanente a todas as campanhas nacionais efetuadas nesta área, tudo isto ainda no século XX, foram exemplos inequívocos da visão e da responsabilidade ambiental do município.

As preocupações ambientais foram também visíveis na intervenção de requalificação do eixo estruturante da cidade (Alameda da cidade), com a criação de vias pedonais e clicáveis, substituição de contentores por ilhas ecológicas, com ganhos na higiene e sustentabilidade na recolha e tratamento de resíduos, e a gestão e racionalização dos gastos energéticos, através de uma adequada iluminação do espaço público, com recurso à regulação da intensidade energética.

Desta estratégia ambiental absolutamente consolidada, resultou a adesão, em 2014, ao Pacto dos Autarcas, tendo submetido um Plano de Ação para a Energia Sustentável no ano seguinte. Em 2017, já tínhamos atingido 25% das metas propostas para 2020, no que diz respeito a infraestruturas municipais.

Promover as melhores práticas na mobilidade tem sido, também, uma prioridade. A aposta no “Bike Sharing” e a aquisição de veículos de emissão nula foram exemplos elucidativos dessa preocupação. A participação e promoção do “Dia Europeu Sem Carros” permitiu ao Município ser Finalista do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade para “Small Cities” em 2018, tornando Oliveira do Bairro uma referência na história da mobilidade europeia.

O Município desenvolveu ainda um Plano de Adaptação às Alterações Climáticas, que se encontra aprovado desde dezembro de 2018. O Concelho de Oliveira do Bairro regista altas temperaturas e baixa precipitação durante os meses de verão, sendo particularmente vulnerável a episódios de seca e consequente ocorrência de incêndios. Nesse sentido, o concelho pretende melhorar a sua resposta a esta e outras vulnerabilidades, sendo uma das suas apostas a melhoria do ambiente, garantindo atratividade e sustentabilidade.

O empenhamento forte na melhoria da eficiência energética verifica-se, também, na adesão às metas do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, de modo a reduzir as emissões de CO2 em 40% até 2030. A assinatura do Acordo Cidade Verde, já este ano, foi o último passo nesse compromisso.

Todas estas ações comprovam, de forma absolutamente clara, que a estratégia ambiental do Município de Oliveira do Bairro se encontra bem consolidada e com projetos bem-sucedidos, que a fazem destacar-se no panorama nacional e europeu.

O incremento dado a esta matéria nos últimos anos é inegável. Continuaremos a seguir a nossa estratégia, para termos um município menos poluído, ambientalmente sustentável, que permita à sua população viver com mais saúde e melhor qualidade de vida.